EducaçãoRegião

SANTIAGO. Alunos do 1º até o 5º ano do Ensino Fundamental voltam a ter aula presencial na cidade

Estudantes usam máscaras e precisam manter o distanciamento na aula

Após quase um ano, Escola São José voltou a receber alunos em formato híbrido (Foto Márcio Brasil/Prefeitura de Santiago)

Por Maiquel Rosauro

A rede municipal de Santiago voltou a receber alunos de forma presencial nesta semana. O retorno é marcado por diversas medidas de segurança para evitar a proliferação do covid-19 e realizado em formato híbrido.

A mobilização pela volta às aulas iniciou na tarde de sexta-feira (19), quando foi realizado um drive thru para distribuição de kits de material escolar para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Este é o primeiro grupo que voltou a ter aulas presenciais após quase um ano.

Nas escolas, os cuidados iniciam logo na chegada dos estudantes com orientações para que mantenham o distanciamento físico. Logo após, é verificada a temperatura e realizada higienização das mãos com álcool em gel.

Na sala de aula, os alunos precisam seguir usando máscaras, as classes ficam distantes umas das outras e, embora a saudade seja grande, os abraços estão proibidos.

Logo que chegam à escola, os alunos recebem orientações sobre o distanciamento físico (Foto Servando Gomes/Prefeitura de Santiago)

Para cumprir os procedimentos, as turmas ficaram divididas de forma que não excedam 50% de atendimento presencial. Enquanto isso, a outra metade realiza atividades remotas. Na próxima semana os papeis se invertem: os alunos que hoje estão em casa terão aulas presenciais e a outra metade ficará exercendo atividades em casa.

“Tudo ocorreu com perfeição e os alunos chegaram com os olhos brilhando”, afirmou a diretora da Escola São José, Nara Belmont.

O término do ano letivo está previsto para o dia 17 de dezembro (confira a escala com os próximos retornos ao final da matéria).

De acordo com o planejamento da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SMEEC), os professores têm três horas de atendimento presencial diário com os estudantes de cada agrupamento e uma hora para atendimento através das plataformas digitais, grupos de WhatsApp ou formato físico, conforme a realidade ou necessidade de cada estudante.

Retorno as aulas da rede municipal de Santiago

1º ao 5º ano do Ensino Fundamental: 22 de fevereiro a 5 de março

6º ao 9º ano do Ensino Fundamental: 8 a 22 de março

Educação Infantil (Jardim e Pré-Escola): 22 de março a 5 de abril

Creche Material 1 e 2: 5 a 19 de abril

Creche Berçários 1 e 2: 19 de abril

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo