PrefeituraTrânsito

TRÂNSITO. Começa o processo para implantação da “onda verde”. Mas não ficará concluído antes de 2020

Trechos das avenidas Medianeira e Presidente Vargas (foto) já receberam equipamentos que permitirão a sincronização dos semáforos

Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Mobilidade Urbana é um dos grandes desafios a serem enfrentados pelos gestores das médias e grandes cidades do país. O elevado número de veículos em circulação nas ruas impacta diretamente no trânsito, causando, recorrentes vezes, congestionamentos e transtornos aos motoristas. Para combater esses acontecimentos e amenizar as lentidões, a Prefeitura de Santa Maria, em uma atitude inovadora, está fazendo a sincronização dos semáforos nas principais avenidas da cidade, a popularmente “onda verde”.

Com a tecnologia necessária em mãos, o Governo do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Sergio Cechin começou, no mês de abril, a instalar os novos equipamentos nos semáforos da cidade. Já receberam os controladores em rede os cruzamentos da Avenida Presidente Vargas com as ruas Floriano Peixoto, Serafim Valandro, Duque de Caxias e em frente ao Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo; e da Avenida Medianeira com as ruas Floriano Peixoto, Serafim Valandro, Heitor Campos e Barão do Triunfo.

“Não poupamos esforços para melhorar todas as áreas do Município, e a Mobilidade Urbana é essencial neste nosso projeto de desenvolvimento da cidade”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom.

A onda verde consiste na sincronização dos controladores. Os equipamentos recebem o horário de um mesmo satélite no GPS que estará conectado ao controlador semafórico. Dessa forma, os semáforos sinalizam a verde de forma sequencial progressiva, sem atraso. Para que o sistema funcione em plena perfeição, é preciso transitar na velocidade permitida na via.

MELHORIAS NO TRÂNSITO

Conforme o superintendente de Mobilidade Urbana, Marcelo Rossés, ainda há outros fatores essenciais para o bom funcionamento da sincronização, como: interligação em rede, programação semafórica, monitoramento, manutenção e fator humano. Em contrapartida, há fatores prejudiciais, destaca o superintendente.

“Obras, veículos quebrados, acidentes, pontos de ônibus, construções de empreendimentos, grandes eventos, manobras de veículos, entre outras ações, interferem na fluidez viária e devem ser consideradas”, destacou o superintendente.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a instalação dos controladores nas demais vias deve ser realizada até a metade de 2020 (confira, abaixo, quais vias receberão os equipamentos), pois envolve serviços de contagem em campo, adequações do sistema viário, implantação e substituições de equipamentos e aferição do sistema.

“A instalação da onda verde é uma demanda antiga, e necessária, da comunidade. Sem dúvida, os reflexos positivos serão sentidos no dia a dia dos motoristas de nossa cidade”, ressaltou o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Rodrigo Herte Teixeira.

Ressalta-se que cada um dos controladores tem custo de cerca de R$ 8 mil e foram comprados com contrapartidas e com recursos próprios do Município.

CENTRAL SEMAFÓRICA

Há muitos anos, a Prefeitura de Santa Maria busca instalar a sincronização semafórica, mas, só agora, graças ao empenho e a dedicação do Governo Municipal, foi possível começar este processo que acarretará em significativas melhorias à mobilidade urbana. Dando continuidade a essa iniciativa, o Executivo espera instalar, no próximo ano, a Central Semafórica. O software será uma contrapartida em favor do Município.

Com os sincronizadores instalados nas principais avenidas da cidade, a Central Semafórica conseguirá fazer o controle dos semáforos, além de medir os congestionamentos, o tempo em que as filas permanecem, a quantidade de carros que passam nos cruzamentos, entre outros controles essenciais para o bom funcionamento do trânsito em Santa Maria.

IMPLANTAÇÃO DE SINCRONIZADORES SEMAFÓRICOS
– Eixo 1: Avenida Rio Branco e Rua do Acampamento
– Eixo 2: Avenida Nossa Senhora das Dores
– Eixo 3: Avenida Presidente Vargas
– Eixo 4: Avenida Nossa Senhora da Medianeira
– Eixo 5: Avenida Borges de Medeiros

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo