DestaqueRegião

SÃO PEDRO DO SUL. Ano letivo inicia na quinta (18) e prevê aulas presenciais de forma híbrida em março

A cada semana serão atendidos de forma presencial 50% dos alunos

Por Andressa Scherer / Prefeitura de São Pedro do Sul

Conforme o Calendário Escolar elaborado pela Secretaria de Educação e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, o ano letivo 2021 em São Pedro do Sul inicia no dia 18 de fevereiro, onde cada escola fará reunião online para os seus professores e do dia 19 de fevereiro até 7 de março, através de atividades domiciliares não presenciais para os estudantes. Essas atividades serão entregues aos alunos, pelos professores, no período entre 8 e 19 de março.

A partir do dia 8 de março, as aulas ocorrem no sistema híbrido escalonado, em que a cada semana serão atendidos de forma presencial 50% dos alunos e os outros 50% serão atendidos através das atividades não presenciais e/ou online. As aulas na Educação Infantil (EMEIs) não serão em turno integral. No turno da manhã serão atendidos 50% dos alunos de cada turma e os outros 50%, no turno da tarde.

De acordo com o secretário de Educação Claudio Bayer, ainda durante o ano de 2020 foram formadas as equipes do Centro de Operações e Emergência em Saúde (COE Escolar), além de adquiridos e disponibilizados equipamentos, insumos e materiais de monitoramento e prevenção ao Covid-19 para as escolas, como por exemplo, álcool gel, tapetes sanitizantes, luvas, borrifadores, medidores de temperatura infravermelho e termômetros digitais.

O secretário de Saúde Bruno Pinheiro destaca que cada COE Escolar será orientado pela secretaria e pelo COE Municipal durante a atuação nas escolas e deverá manter contato para o esclarecimento de dúvidas. Os estudantes também serão orientados quanto as medidas de prevenção, entre elas o uso correto das máscaras de proteção. Outra recomendação é a de que os pais ao perceberem que os filhos estão com sintomas gripais, evitem de mandá-los para a escola.

Para que a retomada gradativa das aulas ocorra de maneira segura durante o período de pandemia do coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Educação seguirá, também, o Protocolo de Saúde elaborado pela Secretaria de Saúde do município. O documento apresenta um conjunto de medidas a serem adotadas pelas equipes de cada instituição de ensino, bem como pelos estudantes.

Entre as ações está o monitoramento diário por meio de questionário impresso antes de iniciar as atividades, investigando o aparecimento de sintomas gripais na sala de aula. Também será conferida a temperatura de todos os servidores ativos que tiverem acesso à escola, preferencialmente antes da abertura dos portões para os estudantes.

Caso seja identificado alguma alteração relacionada a infecção pelo Covid-19, o funcionário será afastado do local e orientado a procurar atendimento médico, na Unidade Covid que funciona junto a Secretaria de Saúde.

Os pais ou responsáveis deverão assinar o Termo de Responsabilidade e Livre Consentimento em Situação de Pandemia de Covid-19, autorizando ou não que seus filhos participem das aulas presenciais. Caso optem por não autorizar, as atividades serão disponibilizadas para realização em domicílio, de forma não presencial.

Antes da entrada dos estudantes
Uso obrigatório de máscara cirúrgica descartável ou máscara de pano. Também será necessário higienizar as mãos com álcool gel (70%) e realizar a verificação de temperatura no portão principal preferencialmente com termômetro infravermelho. Na entrada principal das escolas serão disponibilizados os dispensadores de pedal de álcool gel para evitar o contato, assim como dispensadores de parede em vários pontos do prédio e os tapetes sanitizantes.

Nas dependências da escola
Evitar o uso de bebedouros e usar garrafa própria. Também evitar contato físico tais como: aperto de mão, abraços e beijos. Respeitar o distanciamento entre os alunos e não compartilhar objetos de uso pessoal. Higienização das mãos com álcool gel antes e depois do uso de utensílios da copa ou outros.

Merenda escolar
O preparo e distribuição da merenda escolar também seguirá todos os protocolos de segurança.

Higienização
As salas de aulas deverão ser higienizadas bem como as superfícies, antes da entrada dos alunos, nos intervalos e no final de cada período. Devido as medidas de higienização, cada turno em todos os níveis será de três horas presenciais e uma hora a distância, tendo em vista a necessidade de higienização total do ambiente escolar.

Distanciamento
Deverá ser estabelecida distância entre as classes de no mínimo 1,5 metros.

No final do período
Higienização das mãos com álcool gel antes de abandonar as dependências da escola.

Transporte escolar
Os veículos poderão circular com 50% de ocupação, baseado no limite de cada transporte, seguindo as orientações da Nota Informativa 19 COE/SES-RS.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo