Arquivo

Nepotismo. Não quer demitir parente? Torne-o secretário, como fez Cesar Maia, prefeito do Rio

E o jeitinho começa a ser dado, nesse Brasil varonil. De um lado, um senador (Mozarildo Cavalcanti, do PTB, é o nome da peça) quer cota para nomear parente. De outro, mais esperto, vamos dizer assim, político como Cesar Maia (na foto de Antônio Cruz, da ABr), o prefeito do Rio de Janeiro. Ele não queria demitir a mana, então, cumpriu a lei e…. Leia você mesmo o resultado, na reportagem de Fernanda Thurler, no Jornal do Brasil. A seguir:

 

 

“César Maia cria secretaria e dribla proibição de nepotismo

 

O prefeito Cesar Maia encontrou uma forma de driblar a determinação do Supremo Tribunal Federal contra a contratação de parentes para cargos da administração pública.

 

O alcaide exonerou na última sexta-feira – dia seguinte à decisão do STF – a irmã Ana Maria Maia da subsecretaria Especial de Eventos e criou a Secretaria Especial de Eventos para nomeá-la como secretária.

 

O cargo político, como aquele exercido por secretários de Estado e ministros, é a única exceção admitida na súmula vinculante do Supremo. Portanto, na opinião de especialistas, essa foi uma artimanha do prefeito para fugir de uma futura punição. Cesar Maia confirma que a manobra política foi planejada para se adequar à ordem do Supremo. Ana Maria foi procurada pela reportagem do JB mas não retornou às solicitações.

 

– Para tirar a irmã da condição de nepotismo, o prefeito rapidamente criou a secretaria e a presenteou com o cargo de secretária porque este é considerado uma ocupação política, aceita, portanto, pelo STF – analisa o advogado Oscar Argollo, ex-membro do Conselho Nacional de Justiça.

 

– Se Ana Maria continuasse como subsecretária, o prefeito teria de exonerá-la, porque caracterizaria nomeação de parentes em cargo de confiança, condição que foi rechaçada pelo Supremo…”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “César Maia cria secretaria e dribla proibição de nepotismo”, de Fernanda Thurler, no Jornal do Brasil.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo