Câmara de VereadoresDestaque

CÂMARA. Alexandre Vargas, após três anos na oposição, é o novo líder do governo no Legislativo

Edil Getulio de Vargas também ingressa na base da administração Pozzobom

Alexandre Vargas está de volta à base de Jorge Pozzobom, na condição de líder do governo (foto Guilherme Scapin Borges/Prefeitura)

Por Maiquel Rosauro

O vereador Alexandre Vargas (Republicanos) é o novo líder do governo Jorge Pozzobom (PSDB) na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Nos últimos três anos, ele esteve no lado oposto, atuando como uma das principais lideranças da oposição. O novo posto deverá abrir cargos para o Republicanos, partido que ele preside, na Administração Municipal.

Vargas já fez parte do governo Pozzobom, durante o primeiro ano de gestão, em 2017. À época, o tucano possuía uma base composta por 16 parlamentares. Mas tudo ruiu ao final de 2017, quando o próprio Vargas liderou uma debandada de seis parlamentares que uniram-se a outros cinco vereadores de oposição.

A aliança gerou a chapa “Força Legislativa a Favor da Comunidade de Santa Maria” ou, simplesmente, Grupo dos 11, que venceu a eleição da Mesa Diretora por um voto de diferença sobre a situação. Na ocasião, Vargas foi eleito presidente do Legislativo para o ano de 2018.

Até o final de 2020, Vargas manteve-se fiel no grupo oposicionista da Câmara, sendo um dos principais articuladores. Destacou-se no período por discursos firmes contra o governo Pozzobom e em defesa dos servidores públicos (ele é fiscal municipal, lotado na Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana), na busca de emendas parlamentares para o município e pela pauta conservadora.

Ano passado, ficou marcado por sua atuação contra o projeto de Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) que possibilitava a implantação do Programa Diversidade na Escola na rede municipal de ensino, que acabou sendo vetado por Pozzobom. Além disso, Vargas foi o autor do projeto de lei que tornava essenciais atividades religiosas em Santa Maria em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais. A proposta, entretanto, foi arquivada.

“Meu principal objetivo é ajudar o nosso município a avançar, a zerar as questões políticas e dialogar com todos”, postou Vargas em sua fanpage, nesta sexta-feira (12), logo após REUNIÃO com Pozzobom, o vice Rodrigo Decimo (PSL) e os demais parlamentares da base do governo.

Para o Site, ele relatou que aceitou o convite de retornar à base do governo para atuar a favor da cidade. Até então, o Republicanos havia adotado uma postura de neutralidade no Legislativo e o governo seguia sem líder em 2021.

Junto com Vargas também ingressará na base governista o vereador Getulio de Vargas (Republicanos), que também esteve presente na reunião com Pozzobom e Decimo.

Questionado pelo Site sobre quantos cargos o Republicanos receberá na Prefeitura por ingressar na base do governo, Alexandre Vargas relatou que ainda não tratou do assunto com Pozzobom, mas possui a expectativa de que espaços sejam abertos ao partido. Os cargos, ele projeta, terão como preferência candidatos que ajudaram a eleger a nominata atual de vereadores da sigla.

Fontes do Site indicam que, cada um dos vereadores tucanos (Admar Pozzobom, Julianos Soares – Juba e Givago Ribeiro) possui a indicação de três cargos na Prefeitura. Logo, não será surpresa se o Republicanos conquistar, no mínimo, seis vagas na Prefeitura.

Recomposição de forças

Com a chegada do Republicanos à base governista, Pozzobom agora tem seis parlamentares em sua trincheira. A oposição, dividida em dois grupos, possui 15 vereadores.

Base do governo Pozzobom:

Alexandre Vargas (Republicanos)

Getulio de Vargas (Republicanos)

Admar Pozzobom (PSDB)

Juliano Soares – Juba (PSDB)

Givago Ribeiro (PSDB)

Manoel Badke – Maneco (DEM)

Da esquerda à direita, parlamentares da base governista na Câmara: Getulio de Vargas, Manoel Badke, Alexandre Vargas, Jorge Pozzobom, Rodrigo Decimo, Admar Pozzobom, Givago Ribeiro e Juliano Soares – Juba (Foto Guilherme Scapin Borges/Prefeitura)

Oposição / Grupo Pacto por Santa Maria:

Pablo Pacheco (PP)

João Ricardo Vargas (PP)

Anita Costa Beber (PP)

Roberta Pereira Leitão (PP)

Adelar Vargas – Bolinha (MDB)

Tubias Calil (MDB)

Rudiniei Rodrigues – Rudys (MDB)

Paulo Ricardo Pedroso (PSB)

Danclar Rossato (PSB)

Tony Oliveira (PSL)

Luci Duartes – Tia da Moto (PDT)

Oposição / PT e PCdoB

Helen Cabral (PT) – substituindo temporariamente Valdir Oliveira (PT)

Ricardo Blattes (PT)

Marina Callegaro (PT)

Werner Rempel (PCdoB)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo