CidadaniaComportamentoMinistério Público

FESTA SEGURA. MP divulga relatório de operações: oito adultos detidos, menores na DP, motoristas presos

O título, obviamente, é uma simplificação. Foi bem mais que isso a operação “Festa Segura”, que teve como elemento indutor e coordenador o Ministério Público. Mas o fato é que se pode considerar, até aqui, um sucesso. Afinal, as festas de formatura não podem se transformar em ambiente para a livre disseminação da bebida alcoólica entre os menores, muitas vezes com a colaboração direta dos adultos.

Para saber mais sobre o que aconteceu, acompanhe a íntegra do relatório (distribuído pela assessoria de imprensa do MP) sobre as operações já realizadas e que também anuncia a próxima, que acontece no dia 22. O documento tem a assinatura da Promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Ivanise Jann de Jesus. A seguir:

“A operação denominada “festa segura” foi realizada conjuntamente pelo Ministério Público, Brigada Militar, polícia rodoviária estadual, Polícia Civil, COMEM e Conselho tutelar e teve duas etapas:

1ª educativa: na início das festas foram efetuadas abordagens em todos os veículos que passavam em frente ao Clube, entregando panfletos com informações sobre os malefícios do álcool da adolescÊncia, alerta sobre o crime e as penas de quem fornece bebida alcoólica para adolescentes, alerta sobre os perigos da condução de veículos após a ingestão de alcool, etc.

Nesta etapa foram abordados mais de 1.000 carros nas quatro formaturas que a operação se fez presente (dias 14.11, 30.11 e 01.12, duas no mesmo horário).

2º protetiva e repressiva: com intuito de proteger o entorno da festa, evitando que os adolescentes saíssem do clube e fossem comprar bebidas em bares que ficam na proximidades, colocando-se assim em situação de risco.

Segue os dados desta segunda etapa de fiscalização:

Na formatura do dia 14 de novembro de 2012:

6 adultos detidos por oferta de bebida alcoólica para adolescentes (dois de estabelecimentos próximos da festa e quatro que estavam na rua, alguns com bebidas em carros)

18 adolescentes, que estavam comprando ou recebendo a bebida, foram conduzidos à delegacia como vítimas

Nas formaturas realizadas no dia 30.11.2012, sexta-feira, e 2 formaturas no dia 01.12.12, sábado:

2 adultos detidos por oferta de bebida alcoólica para adolescentes, sendo que os adultos compraram em um bar nas proximidades e entregaram posteriormente para os adolescentes;

7 adolescentes conduzidos a Delegacia de polícia, na condição de vítima, por ter recebido as bebidas e estarem consumindo em via pública.

Além disso, foram abordados e fiscalizados 197 veículos e aplicado o teste do bafômetro (etilômetro) em 38 pessoas que estavam conduzindo veículos, sendo efetuado a prisão em flagrante de cinco condutores embriagados e autuado 5 pessoas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro.

Conclusão:

Nas duas ultimas formaturas trabalharam o dobro de pessoas, entre policiais militares e civis, além de conselheiros tutelares, mesmo assim o número de adultos detidos e adolescentes consumindo alcool, diminuiu significamente entre a primeira operação e a última.

Durante toda a operação de fiscalização, todos os bares próximos aos clubes foram monitorados por policiais a paisana, sendo que após a primeira festa nenhum deles vendeu bebidas alcoólicas para menores. Na primeira (do dia 14) dois foram flagrados, depois disso nenhum deles voltou a vender, sendo que o monitoramento ocorreu também durante dias da semana.

A próxima operação ocorrerá no dia 22.12.2012, na festa de formatura do colégio Centenário.

O objetivo do termo de cooperação foi alcançado: todas as festas foram um sucesso, pois terminaram às 6h da madrugada e somente porque o dj parou de tocar. O salão em todas as festas ficou cheio até o amanhecer (raramente isso acontece), os banheiros estavam isentos de vômitos, o salão não tinha bebida derramada no chão e nem copo quebrado. Vários jovens relataram que se divertiram muito mais porque não se embebedaram no início da noite e várias meninas contaram que os meninos ficaram na pista, quando em outras festas ficavam nos cantos bebendo.

OU seja, vários adolescentes de fato se divertiram, sem precisar usar alcool. É um rompimento de paradigma em nossa sociedade que acredita que para ser feliz precisamos estar consumindo.

Ivanise Jann de Jesus, Promotora de Justiça

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo