DestaqueEsporte

ESPORTE. Veja o Guia do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. SM Soldiers vai atrás do 8º título

Competição começa no dia 12 e terá o acompanhamento completo deste site

O time de Santa Maria e o Pumpkins, de Porto Alegre, protagonizaram a última grande final  (Foto Gabriel Haesbaert/Divulgação)

Por Pedro Pereira

Para começar a temporada de 2023 dos esportes da bola oval no Rio Grande do Sul, acontece, a partir do próximo dia 12, a 13ª edição do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. Promovido pela Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA), além do Santa Maria Soldiers, participam do torneio o Carlos Barbosa Ximangos, o Canoas Bulls, o Erechim Coroados, o Gravataí Spartans e o Porto Alegre Pumpkins.

Neste ano, a equipe do União da Serra decidiu não participar da competição. O Bulldogs FA e o Santa Cruz Chacais, que disputaram a edição de 2022, se unificaram e, dessa forma, também não farão parte deste Gauchão.

A PARTIR DE AMANHÃ, SITE TRAZ TUDO SOBRE CADA UM DOS TIMES

Formato

Separadas em dois grupos, as seis equipes do Gauchão jogam apenas duas partidas na fase de grupos – uma contra cada clube de sua divisão. Os dois times com melhor colocação passam para as semifinais e, os vencedores desta etapa, decidem o título no Gaúcho Bowl – grande final do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. No mata-mata, os jogos vão acontecer na casa da equipe com melhor desempenho na tabela.

No grupo A, estão: o heptacampeão Soldiers, o Bulls e o Spartans. No grupo B: o atual vice-campeão Pumpkins, o Coroados e o Ximangos. Entre os citados, apenas o time de Gravataí não estava no Gauchão de 2022.

Após o fim do Gaúcho Bowl, prêmios individuais serão entregues. Confira as categorias: MVP de Ataque; MVP de Defesa; MVP dos Times Especiais; MVP da Linha Ofensiva; MVP Sub-20; Melhor Treinador; MVP da Final; e Melhor Árbitro.

Partidas

Seis jogos válidos pela fase de grupos do Campeonato Gaúcho acontecem de 12 de março até 16 de abril, enquanto o mata-mata começa no dia 30 de abril e vai até 28 de maio. O leitor pode conferir abaixo as datas, os locais e os horários oficiais das disputas. A transmissão de cada confronto ficará por conta da equipe mandante (à esquerda).

Semana 1 – 12/03

Equipes: Canoas Bulls X Santa Maria Soldiers

Local: Centro Olímpico Municipal – Canoas, Rio Grande do Sul

Horário: 14h30min

Equipes: Porto Alegre Pumpkins X Carlos Barbosa Ximangos

Local: Ginásio Municipal Ruy Coelho Gonçalves (Coelhão) – Guaíba, Rio Grande do Sul

Horário: 14h30min

Semana 2 – 26/03

Equipes: Santa Maria Soldiers X Gravataí Spartans

Local: Estádio dos Eucaliptos – Santa Maria, Rio Grande do Sul

Horário: 14h30min

Equipes: Erechim Coroados X Porto Alegre Pumpkins

Local: Parque do Galo – Erechim, Rio Grande do Sul

Horário: 14h30min

Semana 3 – 16/04

Equipes: Gravataí Spartans X Canoas Bulls

Local: Centro de Treinamentos do Gravataí Spartans – Gravataí, Rio Grande do Sul

Horário: 14h30min

Equipes: Carlos Barbosa Ximangos X Erechim Coroados

Local: S.E.C Palmeiras de Desvio Machado – Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul

Horário: 14h30min

Semifinais – 30/04

Equipes: a definir

Local: a definir

Horário: 14h30min

Gaúcho Bowl – 28/05

Equipes: a definir

Local: a definir

Horário: 14h30min

15 anos de história

De 2008 a 2011 – exceto em 2009, ano em que o torneio não aconteceu -, o Campeonato Gaúcho de Futebol Americano era realizado na modalidade no pads. Com o desenvolvimento do esporte no país e no Rio Grande do Sul, as equipes começaram a investir nos equipamentos de proteção e, a partir de 2012, a categoria full pads foi implementada. De qualquer forma, nestes quase 15 anos de história, apenas três clubes diferentes se consagraram campeões do Gauchão.

Em 2015, o extinto Juventude FA (que originou o União da Serra) levantou a taça de campeão estadual. Nos anos de 2008, 2010, 2012 e 2014, o tradicional esquadrão da capital, Porto Alegre Pumpkins, venceu a competição. Nas outras sete edições (2011, 2013, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2022), o Santa Maria Soldiers foi o responsável por conquistar o título do Campeonato Gaúcho.

Para o torneio de 2023, os Soldados voltam para defender o título enquanto os Abóboras querem, mais uma vez, chegar ao topo do Estado. O Canoas Bulls, o Gravataí Spartans, o Erechim Coroados e o Carlos Barbosa Ximangos – nenhum estreante – buscam sua primeira taça.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo