BrasilDestaque

CONGRESSO. Senado votará moção de repúdio e censura para o assessor internacional de Bolsonaro

Felipe Martins reproduziu gesto de ódio utilizado por supremacistas brancos

A moção foi lida pelo senador Fabiano Contarato. Requerimento será votado terça-feira (Waldemir Barreto/Agência Senado)

Da Redação da Agência Senado

O Senado deverá votar na terça-feira (30) moção de repúdio e censura apresentada pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES) ao assessor internacional do presidente Jair Bolsonaro, Filipe Martins. Na quarta-feira (24), Martins fez um sinal com as mãos considerado ofensivo pelos senadores, durante sessão temática remota que debatia as dificuldades enfrentadas pelo Brasil para a aquisição de vacinas. O gesto do assessor reproduz um dos símbolos de ódio utilizados por grupos de extrema direita e supremacistas brancos dos EUA.

O requerimento de Contarato foi lido quinta-feira (25), mas não foi votado devido à realização de sessão do Congresso que debatia a aprovação do Orçamento de 2021. Como a iniciativa é de autoria do Senado, o requerimento precisa ser votado em sessão ordinária da Casa.

O sinal feito por Filipe Martins foi denunciado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que alertou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre a ocorrência. Martins estava acompanhando o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, na sala de transmissão da sessão. O ministro havia sido chamado para falar das ações da pasta na compra de vacinas contra o coronavírus. O assessor permaneceu na sala até o fim do debate, embora Randolfe Rodrigues tenha solicitado a expulsão de Martins das dependências da Casa.

Após o debate, Rodrigo Pacheco determinou à Secretaria Geral da Mesa que apure o gesto feito por Filipe Martins. As informações colhidas serão encaminhadas à Policia Legislativa do Senado. Por meio de uma rede social, ele disse que estava somente ajeitando a lapela do terno.

Em seu requerimento de repúdio e censura, Contarato considera o comportamento de Martins inadequado e desrespeitoso, e disse que o gesto feito pelo assessor tem sido replicado por grupos de extrema direita por todo o mundo. O requerimento foi lido na tarde desta quinta

– O ato é grave, justamente na sessão que buscava resposta para as dificuldades de o Brasil obter vacinas na escalada da maior crise sanitária do país – afirmou.

Contarato disse que Bolsonaro e Ernesto Araújo são responsáveis diretos pela criação de atritos diplomáticos e pela política de genocídio presente no atual governo, que denota desprezo pelos Poderes constituídos, pela República e pelo Legislativo, o que apontaria para a urgência da exoneração de Ernesto Araújo do Ministério das Relações Exteriores.

Líder do governo, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) observou que o resultado das investigações da Mesa do Senado já deverá ser de conhecimento público até a votação do requerimento.

Para o senador Paulo Rocha (PT-PA), “ficou claro para todo mundo que o rapaz estava fazendo sinalizações com simbologia que, por coincidência ou não, era similar à praticada durante a invasão do Capitólio, nos EUA”, e sua investigação é fundamental para fazer valer a autoridade do Senado.

O senador Jacques Wagner (PT-BA), por sua vez, disse que Martins é um “marginal, um meliante travestido de assessor, autor de gestos indecorosos, de intolerância, de tese atualmente ultrapassada”. O senador disse que o gesto representa uma afronta ao Senado, à nação brasileira e ao presidente da Casa, que àquela altura comandava a sessão temática.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Religioso fundamentalista tem problemas psicológicos nos EUA. Segundo sua congregação é ‘viciado em sexo’. Pornografia, meretrício, etc. Maluco pega uma arma e entra atirando num ‘spa’. Maioria dos óbitos são de origem coreana que compunham a maioria das profissionais naquela área. Resultou num combate ao ódio contra os asiáticos. Famoso gaslighting.
    O ‘gesto de ódio utilizado por supremacistas brancos’ é o famoso ‘VTNC’ (basta mostrar para qualquer um na rua que não seja gado). Replicou o que Dunga técnico da seleção brasileira fez com um jornalista. Militância de esquerda (incluindo o editor agora) saiu com esta de ‘gesto do white power ‘ e emendaram com um ‘Cavalão estava tomando copo de leite na live e é um símbolo da mesma coisa’. Ou seja, ridículo.
    Alás, vermelhinhos estão com uma tática ‘nova’. Como ninguém dá bola para as bobagens que falam, largam uma ‘frase casual’ sobre as causas deles no meio da conversa. Uma ‘observaçãozinha sem importância’. Coisas orquestradas, acontece aqui, acontece em SP, no RJ. Pessoal não percebe porque só acompanha os daqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo