DestaqueSanta Maria

COVID. Fiscalização fecha estabelecimento, acaba festa, notifica 15 pelo consumo público de bebida…

Não uso de máscara também leva à notificação, no trabalho da força-tarefa

Equipes de Fiscalização realizaram 14 vistorias entre a noite desta sexta-feira e na madrugada deste sábado (foto João Vilnei/Prefeitura)

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Por Bibiana Fantinel

Para garantir o cumprimento do Decreto Estadual vigente, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da força-tarefa regida pela Fiscalização Municipal Integrada, realizou 14 vistorias na noite desta sexta-feira (12) e na madrugada deste sábado (13). A fiscalização ocorreu das 20h até 3h30min e resultou no fechamento de um estabelecimento por descumprimento do Decreto Municipal, no encerramento de uma festa em residência, 15 notificações por consumo de bebida alcoólica em via pública e uma por não uso da máscara de proteção. 

A Fiscalização Municipal Integrada é formada pelos servidores da Guarda Municipal, da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, da Vigilância em Saúde e da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, com apoio da Brigada Militar e da Polícia Civil. 
Em um gesto de agradecimento, antes de iniciar a operação, a Brigada Militar homenageou profissionais da saúde.

O trabalho das equipes começou com a dispersão de aglomerações em uma praça do bairro Passo D’Areia e na rua em frente a dois estabelecimentos que comercializam bebidas, um no bairro Boi Morto e outro no bairro Tancredo Neves, e em uma rua do bairro Nossa Senhora de Lourdes. Nessas abordagens, 13 pessoas foram notificadas por consumo de bebida alcoólica em via pública. Por esse mesmo motivo, uma pessoa também foi notificada no bairro Nossa Senhora Medianeira. Já no início da madrugada de sábado, a operação encerrou uma festa com aglomeração em uma residência particular, no bairro Chácara das Flores, e a proprietária recebeu um auto de infração. 

As equipes atenderam também a uma denúncia, na Rua Secundária, na vila 7 de Dezembro, no bairro Nova Santa Marta, que resultou no fechamento do estabelecimento por falta de alvará e, também, notificação por comercializar bebidas alcoólicas após o horário permitido. Ainda nessa ação, na Rua Vermelho, no bairro Noal, um morador foi notificado por realizar aglomeração, e uma pessoa foi notificada por consumo de bebida alcoólica em via pública.

Nessa operação, as equipes também realizaram orientações sobre uso de máscara de proteção e distribuíram o item para quem não a utilizava. Uma pessoa que estava sem o equipamento de proteção, ao ser abordada, negou-se a usar e, por esse motivo, foi notificada, sendo que a Brigada Militar lavrou um Termo Circunstanciado contra ela.  

Conforme o superintendente de Fiscalização da Prefeitura, Marcio Abbade, nessa ação mais recente, foi possível notar uma diminuição considerável de pessoas transitando nas ruas após as 20h. O número de denúncias e notificações também diminuiu, porém, ainda é preciso mais conscientização.

“A noite desta sexta-feira e a madrugada deste sábado foram mais tranquilas em relação às anteriores. Os decretos estão sendo mais respeitados, mas ainda não estamos no índice desejável. Todos precisam estar conscientes de que é preciso se resguardar”, reforça Abbade.

A força-tarefa vai seguir o serviço intensificado de fiscalização durante todo o fim de semana, nos três turnos. Denúncias de descumprimento das medidas podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp). A Superintendência da Guarda Municipal enfatiza que esses números são exclusivos para o registro de denúncias.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo