Do Site do Correio do Povo / Por Renato Oliveira
Polícias civis de Santa Maria participaram, na manhã desta quarta-feira, de uma manifestação que teve como foco chamar a atenção das autoridades e da população sobre o aumento de mortes de policiais em virtude da Covid-19 e em defesa imediata da vacinação para a categoria. As viaturas policiais ficaram concentradas na Gare da Viação Férrea e as sirenes foram ligadas por 3 minutos.
“É necessário iniciar com urgência a vacinação para os policiais civis”, destaca Pablo Mesquita que faz parte do Sindicato dos Policiais Civis do Estado. “A nossa mobilização é uma maneira de chamar a atenção da população, homenagear todos os policiais que morreram em decorrência da Covid-19 e rever as políticas de proteção dos policiais que precisam ser revistas urgentemente”, afirmou Pablo.
O Sindicato informou que somente nesta semana foram registradas três mortes de servidores da Polícia Civil, vítimas da Covid-19. Desde o início da pandemia, foram registradas várias mortes de policiais civis. Segundo o último levantamento do Sindicato, nos últimos dias 80 policiais civis testaram positivo para Covid-19.
O Sindicato está reivindicando que sejam retomadas, de forma rigorosa, as políticas de distanciamento social nas delegacias, com a exigência que a população utilize máscaras e mantenha o distanciamento recomendado, além da restrição no número de pessoas dentro das delegacias; que o revezamento seja retomado em todas as unidades e não apenas como uma recomendação aos delegados. Além disso, que a política de proteção aos policiais seja centralizada na Chefia de Polícia, sem a possibilidade de cada delegacia determinar suas regras.
Em nota, o Sindicato destaca algumas reivindicações da categoria. “O momento é extremamente grave para toda a população, como já demonstrado pelo próprio governador Eduardo Leite, ao acabar com o sistema de gestão compartilhada. Nesse momento, a Chefia de Polícia precisa ser rigorosa e exigir que todas as regras sejam seguidas em todas as delegacias. Enquanto isso não acontecer, continuaremos convivendo com a notícia de mortes de colegas, contaminados durante o cumprimento do seu dever. O Governo do Estado precisa definir, imediatamente, os servidores da segurança pública como prioridade na vacinação contra a Covid-19”.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Farinha pouca meu pirão primeiro. Basta analisar a estatística dos não policiais e comparar.