DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Ataques à Unipampa causam imediata reação de Universidades e Institutos Federais do RS

Confira a íntegra do manifesto das instituições em Defesa da Educação Pública

Da Agência de Notícias da UFSM / Com imagem de Reprodução

Universidades públicas e institutos federais gaúchos divulgaram hoje, 29, um manifesto em defesa da educação pública. A motivação foi o ataque sofrido pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no último final de semana. 

Confira a nota completa: 

“Manifesto em defesa da educação pública

As universidades públicas e institutos federais gaúchos vêm a público registrar seu mais profundo repúdio às frequentes investidas de grupos obscurantistas, particularmente às universidades públicas. Nesse domingo, dia 26 de março de 2021, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a quem prestamos nossa solidariedade, foi brutalmente atacada por um desses grupos, que se valeu de um símbolo nacional, de forma dissimulada, como escudo para sua ação covarde.

São grupos articulados que negam a educação e a ciência, com o simples propósito de destruir a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

Demonstram desconhecimento do que representa uma universidade pública e dos benefícios à população de municípios que necessitam de apoio a projetos de desenvolvimento regional, profissionais qualificados, de apoio científico e tecnológico e assistencial, justamente no momento da maior crise sanitária e hospitalar de nosso país.

As tentativas de pautar e oprimir os professores, técnicos e estudantes em seus espaços de atuação transitam pelo caminho do fundamentalismo político-ideológico, que incita à intolerância e ao confronto.

As universidades e institutos federais, com seus professores, técnicos e estudantes, para além dos seus compromissos fundamentais com o ensino, pesquisa e extensão, estão, neste momento, voltadas para o enfrentamento da pandemia. Têm exercido papel fundamental, com muita responsabilidade por grande parte das pesquisas, testes, ações educativas, produção de vacinas e campanhas de apoio à vacinação, atendimento de saúde nos seus laboratórios, hospitais universitários e em outras instalações.

Havemos de não nos intimidar e de resistir, como sempre, comprometidos com o interesse público e com a ciência, em defesa da vida, da paz, da pluralidade de ideias, da informação responsável e contra discursos de ódio, atos de preconceito e racismo.

Convidamos a comunidade gaúcha para fortalecer a luta por aquilo que lhe é mais caro: a continuidade da civilidade, da democracia e da liberdade; a defesa da ciência, do conhecimento e da formação profissional de qualidade e cidadã por um país livre e soberano.

Porto Alegre, RS, 29/03/2021

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)
Instituto Federal Farroupilha (IFFar)”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo