DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Cai bastante (até 44%) número de matrículas na modalidade ‘jovens e adultos’ no RS

Censo do INEP mostra uma redução muito acima da média nacional dos EJAs

Dados do censo são anteriores ao começo da pandemia e, portanto, não captam os efeitos da crise sanitária (foto Reprodução)

Da Redação do jornal eletrônico SUL21

Censo Escolar 2020, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), revela uma grande queda no número de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede estadual do Rio Grande do Sul. No Ensino Fundamental dessa modalidade, houve redução de 13.213 matrículas em comparação com o ano de 2019, queda de 44,9%. No Ensino Médio, a diminuição de matrículas ficou em 16.087, o que significa 38,1% a menos do que o ano anterior.

A diminuição das matrículas no EJA no RS ficou muito acima da média nacional das outras redes estaduais de ensino. No Ensino Fundamental, a média nacional caiu 13% enquanto no Ensino Médio diminui em 4,4%.

Ao analisar os dados do Censo Escolar 2020, o Dieese destaca que, em função da pandemia do novo coronavírus, a data de referência da pesquisa que tradicionalmente é a última quarta-feira do mês de maio, foi antecipada para o dia 11 de março de 2020, o momento imediatamente anterior à interrupção das aulas.

Assim, explica o Dieese, as informações do censo retratam a situação das escolas antes da crise sanitária. Por isso, os dados coletados não captam o impacto da pandemia na educação e, portanto, não é adequado interpretar eventuais alterações de estatísticas e indicadores do estudo como sendo causadas pela crise do coronavírus.

Rede estadual gaúcha

Os dados do Censo Escolar 2020 mostram que a rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul teve o total de 792.359 matrículas, queda de 5,5% em relação ao ano de 2019. A diminuição foi maior do que a média observada nas redes estaduais de todo o País, que ficou em 0,7% em 2020.

Situação semelhante aconteceu na educação infantil vinculada a rede estadual, que registrou redução de 524 matrículas (-25,6%) em 2020 na comparação com 2019. A queda também foi maior do que a média nacional, que para esse nível de ensino ficou em 0,3%.

O mesmo quadro se repetiu no ensino fundamental. A rede estadual do Rio Grande do Sul teve redução de 24.175 matrículas, uma queda de 5,2%, enquanto no Brasil a média da diminuição foi de 1,2%.

No ensino médio estadual, porém, a situação se inverteu e houve crescimento de 6.175 matrículas, um aumento de 2,2%, acima do observado em âmbito nacional, que foi de 1,4%.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo