Da Redação do jornal eletrônico SUL21
O Censo Escolar 2020, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), revela uma grande queda no número de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede estadual do Rio Grande do Sul. No Ensino Fundamental dessa modalidade, houve redução de 13.213 matrículas em comparação com o ano de 2019, queda de 44,9%. No Ensino Médio, a diminuição de matrículas ficou em 16.087, o que significa 38,1% a menos do que o ano anterior.
A diminuição das matrículas no EJA no RS ficou muito acima da média nacional das outras redes estaduais de ensino. No Ensino Fundamental, a média nacional caiu 13% enquanto no Ensino Médio diminui em 4,4%.
Ao analisar os dados do Censo Escolar 2020, o Dieese destaca que, em função da pandemia do novo coronavírus, a data de referência da pesquisa que tradicionalmente é a última quarta-feira do mês de maio, foi antecipada para o dia 11 de março de 2020, o momento imediatamente anterior à interrupção das aulas.
Assim, explica o Dieese, as informações do censo retratam a situação das escolas antes da crise sanitária. Por isso, os dados coletados não captam o impacto da pandemia na educação e, portanto, não é adequado interpretar eventuais alterações de estatísticas e indicadores do estudo como sendo causadas pela crise do coronavírus.
Rede estadual gaúcha
Os dados do Censo Escolar 2020 mostram que a rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul teve o total de 792.359 matrículas, queda de 5,5% em relação ao ano de 2019. A diminuição foi maior do que a média observada nas redes estaduais de todo o País, que ficou em 0,7% em 2020.
Situação semelhante aconteceu na educação infantil vinculada a rede estadual, que registrou redução de 524 matrículas (-25,6%) em 2020 na comparação com 2019. A queda também foi maior do que a média nacional, que para esse nível de ensino ficou em 0,3%.
O mesmo quadro se repetiu no ensino fundamental. A rede estadual do Rio Grande do Sul teve redução de 24.175 matrículas, uma queda de 5,2%, enquanto no Brasil a média da diminuição foi de 1,2%.
No ensino médio estadual, porém, a situação se inverteu e houve crescimento de 6.175 matrículas, um aumento de 2,2%, acima do observado em âmbito nacional, que foi de 1,4%.
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