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INFÂNCIA. Prefeitura festeja um feito: número de alunos no Pacto pela Alfabetização passa de 4,3 mil

Várias são as atividades para estimular as crianças e chegar aos objetivos do Pacto
Várias são as atividades para estimular as crianças e chegar aos objetivos do Pacto

Trata-se de compromisso assumido por todas as esferas de governo: federal, estaduais e municipais. E Santa Maria se inseriu nele. No caso, no Pacto pela Alfabetização n Idade Certa – que seria, objetivamente, os 8 anos, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

A Prefeitura comemora um fato: o PNAIC, na boca do monte, atingiu 4.365 alunos, que têm o direito à aprendizagem, em especiala leitura, escrita e matemática. Para saber mais de tudo isso, acompanhe material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa do governo da comuna. O texto é de André Campos. Acompanhe:

 Avaliação otimista do PNAIC: 4.365 alunos do 1º ao 3º ano da rede municipal

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelo governo federal, com os estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Na rede municipal de Santa Maria, a formação continuada do PNAIC prevê para este ano o funcionamento de nove turmas de formação atendendo 222 alfabetizadores. O pacto iniciou em março de 2013 envolvendo 191 professores alfabetizadores, organizados em 10 turmas. Cada uma das turmas foi coordenada pelos seguintes “orientadores de estudos”: Ângela Maria Ribas Hermes, Adriana Maria Falkembach Knackfuss, Claudia Bassoaldo Ramos, Jaqueline da Costa Braz, Silvia Batistella Guerra, Silvia Maria de Almeida B. Mor, Maria Salete Grazzioli, Marite Medianeira Moro Neocatto, Mariella Froner, Nadir Ferraz Carvalho.

Tanto orientadores, quanto professores receberam capacitação profissional. Os primeiros, com 200 horas de formação sob a coordenação da UFSM, instituição que faz a coordenação geral do Pacto através da Profª Helenise Sangoi Antunes, além de reuniões semanais de planejamento. Por sua vez, os 191 professores alfabetizadores participaram de 10 encontros de formação, que aconteceram em sábados, num total de 120 horas, envolvendo estudos, debates, partilha de experiências, oficinas, palestras e seminários…”

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