ArteAssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaCulturaEducaçãoEstadoPolíticaTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Frente sobre nada, Comenda Dr Mariano, orçamento, arte na Câmara, Toca Raul…

* Se não for na Tribuna, não será nas votações – que não há projeto a ser apreciado na Câmara, nesta terça, nota-se ao ler o Boletim Legislativo 72/2013, que traz a Ordem do Dia.

* Em compensação, há vários requerimentos, inclusive dois pedidos de autorização de viagem para Porto Alegre e também moções de congratulações. Uma solicitação, porém, chama a atenção.

* Os vereadores Ovídio Mayer, Manoel Badke e Dr Tavores, querem instalar mais uma Frente Parlamentar. Com todo o respeito, é a legítima, convenhamos, frente sobre nada.

* Não que o tema seja desimportante. Longe disso. Mas poderia, perfeitamente, ser tratado numa comissão temática. Ou, vá lá, numa comissão especial formada para esse fim. Mas Frente? Convenhamos..

* Ah, ela será, “para viabilizar a implantação de um plano de carreira para os funcionários e profissionais que fazem parte do sistema de saúde”. É o caso de perguntar: E os outros?

* Nesta terça acontece sessão solene no parlamento da comuna. Começa às 7 da noite e, nela, será entregue a comenda Dr. José Mariano da Rocha Filho. Quem vai recebê-le é o veterinário, professor e pesquisador da UFSM, Ney Luis Pippi.

* A honraria, criada por lei municipal, é destinada a personalidades e/ou instituições na área da Educação em Santa Maria.

* Na quinta também há sessão solene, na Câmara. Desta vez para a entrega do Certificado de Responsabilidade Social Chico Xavier. São três projetos premiados. Os vencedores ainda não foram divulgados.

* Na Assembleia, há 27 MATÉRIAS em condições de ser votadas nesta semana. Inclusive a que garante recursos adicionais à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

* Há duas semanas o quorum é retirado pela oposição e o governo, embora com maioria, não consegue estabelecê-la no plenário. Logo, nada é votado. Será, desta vez? Esse projeto e outros cinco tramitam em regime de urgência e têm prioridade na pauta.

* Também estão prontos para votação outras duas propostas, uma delas obrigatória legalmente e outra fundamental para a cidadania.

* A primeira é o Orçamento do Estado, que precisa retornar ao Palácio Piratini até sexta-feira. Logo, será votado, mesmo que em sessões extraordinárias.

* A segunda, ainda que com 24 emendas (a ser apreciadas) é a proposta de nova lei anti-incêndio: produzida por Comissão criada após a tragédia da Kiss, em 27 de janeiro.

* De todo modo, nessa que deve ser uma semana de muuuitas discussões, o que vai ou não ser votado nesta terça se decida na reunião dos líderes partidários com a Mesa Diretora da Assembleia, no final da manhã.

* Desta quarta, dia 27, até 13 de dezembro, a Câmara de Vereadores recebe duas novas exposições, um ana sala Eduardo Trevisan, outra no espaço Novos Talentos.

* “Releitura pictórica do Hino a Santa Maria e homenagem a Eduardo Trevisan, professora Aristilda Rechia e maestro Setembrino” é uma delas. Foi organizada por alunos da professor Ceres Peretti Pistóia, da Escola Estadual Maria Rocha.

* A outra é exposição é “Palestina uma nação ocupada”. E tem como mote 29 de novembro, o “Dia de Solidariedade ao Povo Palestino”.

* As duas mostras podem ser conferidas no horário habitual de funcionamento da Câmara de Vereadores. De segunda a sexta-feira, das 8 do manhã ao meio dia e da 1 e meia às 5 e meia da tarde.

* A programação de 24 anos da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, que iniciou em 7 de novembro, data de fundação da Sedufsm, fecha na próxima terça, 3 de dezembro.

* E será em grande estilo, diga-se. Será apresentado, na praça Saldanha Marinho, a partir das 7 e meia da noite, o show  “Toca Raul” que trará a parte mais importante do repertório do “maluco beleza”, Raul Seixas.

* A produção é de Janu Uberti, que terá ainda a companhia dos músicos Renato Mirailh, Tiane Tambara, Gisele Guimarães, Maninho Pinheiro e Marcelo Massario.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Tarso Genro, o intelectual, manda uma pilha de projetos em regime de urgência. Discutir é democrático, mas ele não tem tempo para estas frescuras e o negócio é passar o rodo.
    Tarso, o intelectual, recria uma empresa de seguros própria do Banrisul. A que existia décadas atrás quebrou, mas o negócio é criar cabides para pendurar aspones. Cria uma administradora de cartões também.
    Uma proposta tucana relativa às contas de celular pré-pago. Inconstitucional, vício de origem.
    Criação do dia estadual do DJ, Juliana Brizola.
    Corrida de cavalo em cancha reta: patrimônio cultural do RS. Cria-se o dia estadual da ginástica laboral. Assembléia é uma super Camara de Vereadores. Bem mais cara. Não que a CV daqui seja barata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo