Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CulturaDestaque

CULTURA. Luiz Alberto Cassol debaterá seus filmes na Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba

Instituição é considerada uma das principais escolas de cinema do mundo

O curta Grito, de 2018, recebeu inúmeros prêmios. Foto Gilberto Perin / Divulgação

Por Padrinho Agência de Conteúdo

No dia 8 de fevereiro, a partir das 18h, o cineasta gaúcho Luiz Alberto Cassol apresentará seu trabalho de direção na Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba (EICTV), em Santo Antônio de Los Baños, em Cuba, um dos centros acadêmicos e cinematográficos referência internacional, sendo considerado uma das principais escolas de cinema do mundo.

O evento com Cassol ocorre na clássica Sala Glauber Rocha em que, juntamente com debate com alunos e docentes sobre a trajetória do cineasta, serão exibidos os curtas Grito e Casa de Rio, dirigidos por Cassol. Os filmes fazem uma trajetória marcante em festivais e mostras no Brasil e exterior.

“Será uma honra visitar a escola e debater sobre meu trabalho como diretor e roteirista, dialogar sobre a importância do cinema brasileiro e criar esse intercâmbio com a Escola de Cinema de Cuba, que uma referência na área. E tudo isso ainda brindado com a difusão de dois curtas que dirigi e que me orgulho muito, o Grito e o Casa de Rio, sendo exibidos na sala Glauber Rocha”, afirma o diretor.

Grito, de 2018, recebeu o prêmio de Melhor Ator para Sirmar Antunes e Clemente Viscaíno no Festival de Cinema de Gramado no mesmo ano e também foi premiado no Festival La Mirada Tabú (2021), em Zaragoza na Espanha, além de Menção Honrosa no Festin – Lisboa (2019). O filme ainda recebeu os prêmios de Melhor Ator para Sirmar Antunes nos festivais Festcimm (2019) e Cine Tamoio (2021); e mais Menções Honrosas no Fecim (2019) e no Festival de Cinema de Três Passos (2018). Em 2019, Grito foi convidado para a agenda Brasil no Festival Internacional de Cinema Brasileiro, em Milão e, em 2023, o filme foi selecionado para o 21° Salão Internacional de Artes, em Madrid, na Galeria Galleryspt.

Casa de Rio, lançado em 2021, recebeu o Prêmio de Melhor Documentário no Festival Internacional Fesclimar (2022) e foi selecionado para o Atlantidoc – Festival Internacional de Cine Documental do Uruguay (2021) e para Mostra Sesc no Rio Grande do Sul, além dos Festivais El Parque Paraguayo (2021), Festival Internacional De Cine De Oriente, Colômbia (2021) e os festivais brasileiros Fecim e Campos do Jordão, ambos em 2021.

Somado ao debate sobre seus filmes, Cassol, que é Coordenador Artístico e Curador do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), também apresentará uma mostra de curtas do Fórum Entre Fronteiras, mostra que caracteriza a integração realizada pelo SMVC.

“Em 2023 realizamos uma linda mostra Entre Fronteiras no Festival SMVC. A Juana Miranda, que coordena a disciplina de direção ficcional na EICTV, e que foi a responsável por organizar essa minha visita, é uma das idealizadoras da Mostra Entre Fronteiras, ainda lá em 2008, e já esteve no Festival Santa Maria Vídeo e Cinema. Então, vamos realizar a mostra para dialogar juntos sobre a importância do Fórum Entre Fronteiras e o intercâmbio da escola de Santo Antônio de Los Banõs com o SMVC”, sintetiza Cassol.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo