CongressoJudiciárioPartidosPolítica

IMPEACHMENT. Dilma papeará com Temer. PC do B recorre ao STF. E oposição ganha 1º round na Câmara

Eduardo Cunha, querido da oposição, é contestado politica e juridicamente, até no STF
Eduardo Cunha, querido da oposição, é contestado politica e juridicamente, até no STF

Uma operação “panos quentes”? Talvez. O Advogado Geral da União, Luiz Inácio Adams, já esteve papeando com Michel Temer. Provavelmente abrindo o caminho. Agora, será um CONTATO direto, que deve acontecer no início da noite desta quarta-feira, entre a presidente Dilma Rousseff e o vice. Tudo por conta da carta do primeiro (confira, no final desta nota, linque para ela e também para uma resposta do deputado Paulo Pimenta) em que Temer desfia um rosário de lamúrias sobre o relacionamento político dele com Dilma ao longo dos últimos cinco anos.

O fulcro de tudo isso é o processo de impeachment, que pode ser aberto na Câmara dos Deputados, que avalia a admissibilidade do pedido aceito pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha. E já houve confusão, inclusive com direito a RECURSO no Supremo Tribunal Federal, por parte do PC do B, que alega inconstitucionalidade nas decisões tomadas por Cunha.

O choque maior, até aqui, aconteceu na tarde passada, quando foi aceita a inscrição de uma chapa “avulsa”, que se afirma independente, mas é formada apenas por favoráveis à deposição de Dilma. E que, por sinal, ganhou a eleição (por voto secreto, e não aberto, como advogavam os governistas, em posição a ser defendida no STF). Mas, curiosamente, o pleito em que a oposição cantou vitória, apresentou um número de votos governistas suficientes para, lá no final, se chegar até lá, derrotar o impeachment. Bem, e o que aconteceu, afinal, na tarde passada? Um dos relatos disponíveis é este, publicado pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A foto é Zeca Ribeiro, da Agência Câmara de Notícias. A seguir:

Chapa alternativa da oposição é eleita para comissão do impeachment

… Em votação secreta, a Câmara dos Deputados elegeu nesta terça-feira (8), por 272 votos a 199, a chapa alternativa integrada por deputados de oposição e dissidentes da base governista para a comissão especial do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A sessão que definiu os nomes dos deputados responsáveis por analisar o pedido de afastamento da chefe do Executivo foi marcada por tumultos no plenário.

Deputados governistas inconformados com o fato de Cunha ter determinado votação secreta e ter autorizado a candidatura de uma chapa avulsa tentaram impedir a eleição. Eles chegaram a quebrar parte das urnas eletrônicas instaladas no plenário para a votação.

A chapa vencedora, batizada de “Unindo o Brasil”, foi protocolada por parlamentares oposicionistas e dissidentes da base governista na tarde desta terça com a adesão de 39 deputados de PSDB, SD, DEM, PPS, PSC, PMDB, PHS, PP, PTB, PEN, PMB, PSB e PSD (veja a lista com os deputados ao final desta reportagem).
Ao final da votação desta terça, os deputados oposicionistas que derrotaram o governo comemoraram intensamente no plenário. Depois, cantaram o Hino Nacional erguendo uma bandeira do Brasil.

Como a comissão terá 65 membros, os líderes de cada partido deverão indicar nesta quarta (9) os outros 26 deputados que faltam para completar o colegiado.

Cunha informou no plenário que os partidos tem até as 14h desta quarta-feira (9) para indicar os nomes que faltam para a chapa da oposição. Faltam as indicações para as vagas destinadas ao PT (que terá 8 deputados), PR (4), PRB (2), PROS (2), PDT (2), PCdoB (1), PSOL (1), Rede (1), PV (1), PTdoB (1), PTC (1), PMN (1) e PTN (1)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM:

POLÍTICA. A carta (“pessoal e privada”) de Temer a Dilma. Um longo rosário de queixas do vice-presidente” (AQUI)

RESPOSTA. Paulo Pimenta divulga ‘Carta a Temer’, repto com direito, também, até a uma citação em latim” (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo