Artigos

Parabéns a você! – por Luciana Manica

Não é só o inventor da bina que passou um sufoco até ter seu direito reconhecido. Nélio José Nicolai, há uns anos, foi finalmente compensado por sua invenção. A Vivo foi condenada a pagar 25% do valor que é cobrado por ela de seus clientes do serviço de identificação de chamadas, a tal de bina.

A decisão judicial se arrastou por 20 anos porque operadoras e fabricantes multinacionais tentaram anular sua patente. Mas o Sr. Nélio não parou por aí; também inventou o Salto (que permite identificar outra chamada em trâmite), o Bina-Lo (registra chamadas perdidas) e o sistema de Mensagens de Instituições Financeiras para Celular (que possibilita realizar operações bancárias por este dispositivo).

Quem anda suando atrás da certificação de quem é o verdadeiro inventor é Alan Amron, de 67 anos. Ele ajuizou ação contra a 3M, alegando ser o verdadeiro inventor do Post-it. O americano está pleiteando nada mais, nada menos que 400 milhões de dólares por perdas e danos.

Vamos combinar, por vezes essas discussões se arrastam por anos por falta de cuidado na redação das patentes, sem falar naquelas invenções fantásticas que deixam de ser reconhecidas tanto pela autoria, quanto com a devida compensação econômica por ausência de depósito pelo titular.

Mas a terra do Tio Sam também andou em polvorosa por outro motivo. Não é que tinha quem alegasse a autoria do “Parabéns a Você”? Não faço ideia de como seria computada eventual indenização! Até teria como calcular. Quem utilizasse a letra da canção “Happy birthday to you” com fins lucrativos, fosse para  uma produção cinematográfica, teatral, televisiva ou em cartões auditivos de felicitação, deveria pagar direitos a Warner.

A disputa se encerrou nos tribunais americanos, pois atualmente estaria em domínio público. Seja quem for o autor, digo, repito e canto: “Parabéns a você” que acredita no valor da propriedade intelectual, que inventa, inova, contribui para a toda a sociedade com suas criações!

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo