DestaqueSanta Maria

COVID-19. Sem máscaras, edis santa-marienses participam de reunião com o prefeito de Chapecó

Município catarinense tem números da pandemia piores do que Santa Maria

Da esquerda à direita: Tony Oliveira, o prefeito João Rodrigues e Tubias Calil, em reunião nesta quinta-feira (Foto Reprodução)

Por Maiquel Rosauro

Os vereadores de Santa Maria Tubias Calil (MDB) e Tony Oliveira (PSL) estiveram em Chapecó, nesta quinta-feira (22), para conhecer como o Município está lidando com a pandemia de covid-19. Ao vivo no Facebook, eles transmitiram uma live no gabinete do prefeito João Rodrigues (PSD).

Nos primeiros segundos do vídeo, Tony e Rodrigues estão sem máscaras. Em seguida, eles colocam o acessório e Tubias começa a distribuir álcool em gel. Porém, por algum motivo, não demorou nem dois minutos para o trio retirar as máscaras.

No vídeo, os parlamentares rasgam elogios ao trabalho do prefeito, que relata, sobretudo, os leitos de enfermaria montados dentro de um centro de eventos e a testagem em massa. Rodrigues também defende tratamento precoce aos sintomas de covid-19.

“O povo tem direito de escolher o que ele quer, vocês não podem proibir o cidadão de querer sem medicado. E médico bom, com qualidade, trata o paciente no primeiro sintoma”, disse o prefeito.

Chama atenção o fato de Chapecó ter uma população menor que Santa Maria, mas número maior de contágio e mortes por covid-19.

Conforme o IBGE, Chapecó tem uma população estimada de 224.013 pessoas, 27% a menos do que os 283.677 estimados para Santa Maria.

Em relação ao covid-19, Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Chapecó (AQUI), atualizado nesta quinta (22), indica 34.700 casos confirmados da doença. Nesta mesma data, Santa Maria acumula 28.732 casos, ou seja 17% a menos do que o registrado no município do Oeste catarinense.

Em relação a quantidade de óbitos, Chapecó possui 576 contra 520 de Santa Maria, diferença de -10%.

Os indicadores que Chapecó está melhor que Santa Maria são em relação a casos ativos e recuperados (confira abaixo).

Em relação a leitos de UTI públicos, os percentuais são semelhantes. A Prefeitura Chapecó indica que 95% dos leitos estão ocupados, enquanto o índice de Santa Maria está em 95,8%, conforme atualização da Secretaria Estadual de Saúde, às 22h06min, desta quinta (AQUI).

Chapecó está melhor, porém, no percentual por internação de leitos privados com 25% de ocupação contra 92,3% de Santa Maria.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Desperdicio de dinheiro público não tem justificativa.
    Mascara ou não mascara não importa, ‘exemplo’ não é o que a mídia declara.
    Testagem em massa já foi sugerido antes por aí, porém não sai barato e o povo não é disciplinado, Brasil não é a Coréia do Sul.
    Não sou médico, tratamento precoce foge ao escopo.
    Análise de dados é uma jornalice. Densidade demográfica, idade média da população, estado geral de saúde da população, cepa do vírus, etc. uma série de fatores influem, não é para periodistas e professores de educação física. Vide o número de recuperados, o que explica aquilo?

  2. Mas o que esperar de parlamentares Bolsonaristas gadtando dinheiro nosso que falta para nossa reposicao salarial para visitar um outro Bolsonarista que tem dados ao povo kit covid que a justiça de Porto Alegre proibiu e que tanto a comunidade científica como profissionais da saude de Santa Catarina denunciam. Pesquisem na Folha de Sao Paulo. Poderiam usarem esses valores muito bom das diarias para compar vacinas.

  3. Nada de bom dá para esperar dessa turma. O brabo é que o infrutífero passeio foi com dinheiro público. A casa da gandaia da Vale Machado cada vez produz mais…

  4. Difícil dizer qual é mais ignorante, em termos de Ciência, ou está agindo de má-fé! Enquanto temos 520 mortes pelo vírus estão brincando de viajar a uma cidade que tem mais mortos que Santa Maria! Deplorável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo