Arquivo

Ainda há tempo de uma composição no PMDB. Há dúvidas sobre se a vontade existe

É início da madrugada de terça-feira, 1º de novembro. E não há indícios de que a crise que envolve o PMDB de Santa Maria esteja perto do fim. O que não faltou, na segunda-feira, foi reunião. Elas foram muitas. Algumas, inclusive, telefônicas. De lá pra cá, de cá pra lá. Brasília e Porto Alegre, entraram no circuito. Todos tentando, de alguma maneira, apagar o incêndio de proporções inusitadas. E disparado, em princípio, pela chapa única, mas não consensual, apresentada no sábado, pelo vereador Tubias Calil.

Basta ler os jornais da segunda-feira, e não apenas este site, e se perceberá, pelo noticiário, o tom crítico com que a questão foi analisada. Mas, ao contrário do que se escreveu aqui (e em todos os lugares, a bem da verdade), ainda há tempo. E ele não se esgota nesta terça – 48 horas depois da data marcada para a inscrição de chapas para o Diretório Municipal – mas na sexta – 48 horas antes da convenção marcada para domingo.

Até lá, haverá insistência em um acordo mínimo. No entanto, pelo que pude apurar agora à noite, as chances são pequenas. A intransigência (justa ou injusta, legítima ou não, o futuro dirá) de todos os lados parece ser a norma. E, assim, é improvável que se chegue a um denominador comum. E, sem que este site faça juízo de valor, avalie você mesmo o conteúdo da nota (que publico na íntegra), redigida no início da noite de segunda, por parte do grupo que se reuniu em torno do vereador Tubias: “Nós, PMDBistas de Santa Maria, viemos esclarecer o que segue:
Nossa chapa “PMDB de TODOS” não é composta por apenas um nome, e sim por uma união de pessoas preocupadas com o momento político pelo qual passa nossa cidade e nosso país, dispostas a colaborar com o crescimento e o fortalecimento de uma política para todos, TODOS nós de forma individual ou coletiva, temos nossa contribuição histórica para com o PMDB de Santa Maria.
Decidimos inscrever uma chapa representada por inúmeras pessoas dentre elas: líderes comunitários, mulheres, jovens, lideranças históricas de nosso partido, empresários, estudantes, funcionários públicos….
Nossa proposta sempre foi conciliadora, em momento algum consideramos qualquer de nossos companheiros, pessoas sem espaço nesta composição. Queremos manter a unidade partidária pois até o último momento do prazo de inscrição de chapas, foi-nos afirmado da existência de uma chapa cujos nomes foram amplamente divulgados pela imprensa. Apenas mantivemos uma posição ética de não tentar esvaziar a chapa concorrente e também não buscamos os integrantes da Comissão Eleitoral, para que estes pudessem realizar seus trabalhos de forma isenta.
Mas justamente, pelo PMDB ser um partido democrático em todos os seus processos, é que existe a previsão estatutária de até as 48h que antecedem a eleição, possa haver alteração nas nominatas e até mesmo fusão quando mais de uma chapa se inscreve para o processo. E isto está sendo feito, buscamos nossos companheiros que aguardavam a inscrição de seus nomes na outra chapa, e que pela decisão de não inscrição desta, ficaram momentaneamente fora do processo, para que venham compor conosco esse futuro promissor de nosso PMDB de TODOS.
Através da qual, reafirmamos nosso compromisso:
Carlos Evanói – Ex Presidente
João Carlos Maciel – Vereador
Antonio Carlos Freitas Vale de Lemos – ex presidente
Aldo Fossá – Func. Público
João Kaus – 1º Suplente de Vereador do PMDB
Alessandra Algarve – Secretária Geral do PMDB/SM
Tânia Zanetti – Psicóloga
Algemiro Ariosto do Nascimento Nunes – Empresário
Ricardo Bassi – JPMDB
Valter Trein – Func. Público
José Adelar Gonçalves de Souza – Suplente de Vereador e Líder Comunitário
Tubias Calil – Vereador
Haroldo Rios Pouey – Suplente de Vereador e Engenheiro
Lena Trevisan de Paula – Func. Pública
Paulo Xavier – Suplente de Vereador e Func. Público
Renato Nicoloso – Func.Público
Edson Centeno – Engenheiro
Mario Oneide de Azambuja Ribeiro
Valmor Franciscatto – Vice Presidente
”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo