EstadoSanta MariaSegurança

SEGURANÇA. Encalhado em Santa Maria, programa de policiamento comunitário terá seminário na cidade

Antes, uma pergunta: por que não andou o projeto de policiamento comunitário em Santa Maria, se lá no início do ano a Prefeitura se dispôs a adotá-lo, e até áreas prioritárias foram citadas? Mais: ainda no primeiro semestre, autoridades municipais e vereadores foram a Caxias do Sul conhecer (e gostaram do que viram) o que foi implantado lá?

Perguntas, perguntas, perguntas. Que bem poderiam ser respondidas, afinal a queixa por segurança pública é cotidiana e o tal policiamento foi anunciado por aqui. Bueno, feitos os questionamentos, a informação do momento: acontece aqui, na semana que vem, um seminário em que o programa será explicitado e até um balanço será mostrado, conforme anuncia a assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira. O texto e a foto são de Tiago Machado. Acompanhe:

Valdeci e Michels acertaram seminário, que terá apoio de comissão da Câmara de Vereadores
Valdeci e Michels acertaram seminário, que terá apoio de comissão da Câmara de Vereadores

Santa Maria sedia seminário sobre Polícia Comunitária  

No próximo dia 11 de dezembro, Santa Maria será sede de um Seminário Regional sobre o Programa Estadual de Policiamento Comunitário. O evento discutirá a estruturação e os resultados obtidos pelo programa, que foi implantado no Estado em 2012, e contará com a presença do coordenador do projeto, coronel Júlio Marobin, e do secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, entre outras autoridades locais ligadas à área da segurança e a comunidade.

Conforme o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que articulou a realização do seminário junto à Secretaria da Segurança, o objetivo da atividade é apresentar de forma aprofundada o impacto do projeto na melhoria da segurança das comunidades. “Tive a oportunidade de conhecer os resultados do Policiamento Comunitário em alguns municípios, como Caxias do Sul e Rio Grande, e observamos resultados muito positivos na parceria que é estabelecida entre o estado e as prefeituras. Somos favoráveis a extensão do programa para mais municípios, como para Santa Maria, por exemplo. O seminário pode colaborar nesse processo”, salientou o deputado.

O seminário ocorrerá na Câmara de Vereadores, que apoia o evento através da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, às 19h. Depois de Santa Maria, o mesmo seminário será realizado em Alegrete, no dia 12 de dezembro, às 10h, no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal. Na cidade da Fronteira Oeste, já existem dois núcleos de policiamento comunitário implantados.

Programa – O Programa Estadual de Policiamento Comunitário teve início em novembro de 2011. O projeto-piloto foi desenvolvido em Caxias do Sul e o primeiro município a receber o projeto foi Passo Fundo. Conforme a Secretaria Estadual da Segurança Pública, 24 municípios gaúchos – todos com mais de 50 mil habitantes – já aderiram ao programa. Até o final do ano, no Rio Grande do Sul, serão implantados 146 núcleos de policiamento comunitário, que contarão com uma equipe de 562 policiais.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo