Estado

MAGISTÉRIO. Governo do Estado balança sobre pagamento do piso

POR MAIQUEL ROSAURO

A quarta-feira foi preocupante para o magistério. Pela manhã, o secretário estadual da Fazenda, Odir Tonollier, afirmou durante entrevista coletiva em que fez balanço do exercício orçamentário de 2011, que o Estado não terá como pagar o piso nacional dos professores até 2014. Segundo o secretário, o motivo é o reajuste do piso para 2012, que deve ser de 22%. O Governo conta com uma mudança no modo de calcular este reajuste para poder cumprir com a lei. O CPERS encarou a notícia com naturalidade, dizendo que já denunciava que o Governo não tinha disposição em cumprir o que prometia.

Contudo, ao final da tarde o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Carlos Pestana, convocou uma entrevista coletiva às pressas para dizer que não é bem assim.

“Quero afirmar o compromisso do Governo com o pagamento do piso”, disse Pestana. O chefe da Casa Civil evitou desautorizar o secretário da Fazenda, se limitando a elogiar a preocupação de Tonollier com o cumprimento da promessa de campanha. “Por ser o secretário da Fazenda ele tem a clara dimensão do peso que tem este reajuste de 22%. Ele procurou destacar essa dificuldade, mas o compromisso do Governo permanece”.

Após a repercussão do que disse pela manhã, quando apresentou balanço do exercício orçamentário de 2011, o secretário da Fazenda também emitiu nota dizendo que o que disse pela manhã não era exatamente como foi interpretado.

“O Governo não abandonou seu compromisso com os professores de pagar o piso nacional até o final de nosso mandato. Minha afirmação, de que o reajuste de 22% encontra dificuldades no orçamento de todos os estados e municípios brasileiros, não desmente o compromisso já expresso inúmeras vezes pelo Governo”, declarou em trecho da nota.

Então tá!

Fontes: Sul21 e Fetrafi/RS

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. @Pablo
    Boa noite Pablo, se a Governador fosse a Yeda, ou outro que não o do partido dos Trablhadores o CPERS já teria ateado fogo no sobrado dela. Estariam acampados no Praça da Matriz, e na frente da casa do governador (a), com greve de fome e tudo mais, com total apoio da Luciana Genro(filha do homem)do PSOL, risos. A Greve já etaria acontecendo com ameaça de não começarem o ano letivo. Por derradeiro já haveriam pedido o Impeachement da governador(a) por não cumprir a Lei. Esse são os Sindicato pelegos, tão maléfico a causa dos trabalhadores. As lideranças estão mais preocupados com seu lado doque com o da categoria. Aparelham os Sindicatos, e estão se lixando para a base da categoria. Fazem de conta que estão lutando, como se diz no jogo do dadinho, fazem molengo,risos

  2. Agora imaginem todos os senhores, vamos substituir o Sr. Tarso Férias Genro e colocar no lugar dele a Srª Yeda Crusius. E ela fazendo esse mesmo anúncio que o Estado não terá como pagar o piso nacional dos professores até 2014. Conseguem imaginar qual seria a atitude do CPERS? Escolas em greve por tempo indeterminado? Ferozes protestos em frente a casa da governadora? Conseguem imaginar que o comportamento do CPERS seria bemmm diferente se fosse outro governo de outro partido que não fosse o PT!

  3. Isto se chama ESTELIONATO ELEITORAL.
    Não bastasse o cometimento deste crime, ainda enrolaram todos os professores e fizeram o anúncio em PLENA FÉRIAS.
    Espero que em Março quando começar o “ano” os professores lembrem do assunto.

  4. Bom dia.
    Onde Tarso passa as férias, em Cuba, terra do Tirano Ditador Fidel Castro, deve estar fazendo um intensivo de truculência para aperfeiçoar os métodos de maltratar tabalhadores, e adversários politicos. PT no poder é pior que aqueles que eles tantos criticam, e hoje estão abraçadinhos, a canalha e “soda”. O PT e o CPERS diziam que faltava vontade politica para pagar o piso Salarial dos Professores, e hoje no governo dele não tem dinheiro, risos. Quanta cretine politica. Tarso está em plena campanha de reelição, tudo é a longo prazo dentro do mandato dele. Vejamos, Salários dos Delegados avança 2015, estrada de São Marinho para 2014, Piso dos Professores era para até 2014, agora um puxa saco de plantão diz que soh depois de 2015. A coisa é assim vai rolando, depois na campnha promete cumprir se reeleito for.

  5. Para nós militantes do CPERS judiciário não nos pegou de surpresa esta declaração Do Governo DO PT (Partido dos Traidores), pois já afirmavamos que o governo não tinha intenção de pagar o piso, pois sempre foi uma bandeira para iludir os trabalhadores em educação.Tarso Genro, utiliza de métodos autoritários utilizando os regimes de urgência onde não discute a educação e o seu projeto educacional é referente as demandas do capital(modifica o plano de carreira dos professores, colocando a meritocracia no sistemas de avaliações,destrói com o ensino médio colocando a serviço das empresas.Este é o governo que ilude os trabalhadores que é pior do que a direita tradicional, porque muitos trabalhadores acredita na boa vontade do tarso.Este tipo de governo é a nova Direita.Mas agora caiu a máscara deste governo.Tarso se elegeu graças as mobilizações do CPers contra o governo da Yeda em que os votos se refletiu no candidato do PT, e foi eleito por mais ou menos 80% dos trabalhadores em educação.Chega de mentiras , enganações deste governo.Na greve de 2011 o governo Tarso usou de toda a sua truculencia junto com as cordeandoriaas de educação, onde cortou o ponto dos grevistas e descontou os salários, usou de mentiras na midia.Se engana os governos que vamos ficar calados.Vamos usar a força de nossa mobilização e vamos deniunciar este governo que não é esquerda , nas ruas, nas escolas, e para os trabalhadores em geral.O PT só está no poder devido as greves, se naõ fosse as greves não existiria o Pt e nem LUla. E hoje são contra os trabalhadores que fazem greve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo