DestaqueSanta Maria

LÁ DO FUNDO. DEM no secretariado, dobrada no Gabinete, só três fora, JPSDB/SM, ‘live’ da Sedufsm

Os nomes do demismo no 1º escalão, quem deixou o governo, jovens tucanos…

Falk (Licenciamento), Mascarenhas (Administração e Gestão de Pessoas), Menna Barreto (Desenvolvimento Rural) (fotos Reprodução)

Por Claudemir Pereira / Editor do Site

COM CORREÇÃO E ACRÉSCIMO DE INFORMAÇÃO À 00:16

– A prefeitura divulgou na sexta-feira a nova composição do seu primeiro escalão. São 24 nomes, incluídos os do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e Rodrigo Decimo (PSL).

– Algumas conclusões interessantes, ao ater-se a relação e tentar avaliá-la. Uma delas é a presença de um único partido de fato relevante, além do PSDB.

– Sim, há pelo menos três filiados ao DEM, principal parceiro no período pré-eleição e que foi devidamente premiado com a participação no governo.

– Estão ali, ou continuam, pela ordem alfabética, os secretários Ewerton Falk (Licenciamento), Marco Mascarenhas (Administração e Gestão de Pessoas) e Rodrigo Menna Barreto (Desenvolvimento Rural).

– O restante do primeiro escalão é tucano ou sem filiação partidária ou, mesmo que esteja filiado, não houve relevância nisso para a escolha, não raro pessoal ou técnica.

– Pelo menos, no primeiro olhar, dois secretários adjuntos ascenderam à titularidade. E são, no caso, duas mulheres.

– Michele Antonello é agora titular das Finanças da comuna, enquanto Ticiana Fontana assumiu a pasta de Desenvolvimento e Turismo, que era ocupada por Ewerton Falk.

– Uma novidade na divulgação (porque, na verdade sempre aconteceu), é a dos dois Chefes de Gabinete nomeados.

– Um deles é Alexandre Lima, tucano histórico, que deixa a coordenadoria executiva do extinto Gabinete de Governança. E será o Chefe do Gabinete do Prefeito. O outro é o professor de Filosofia Alvaro Barreto Lisboa, que ocupará igual cargo, mas do Vice-Prefeito.

– No frigir dos ovos, afora os acréscimos, em relação ao secretariado anterior, houve, na verdade, apenas três modificações de nomes. Ou, por outra, apenas três deixaram o primeiro escalão.

– Um deles, a advogada Clarissa Duarte Pillar, ex-Procuradora Geral (que já estava afastada, por sinal), é substituída pelo ex-Chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

– Cortez, aliás, que junto com Carolina Lisowski, Alexandre Lima, Ramiro Guimarães e Rodrigo Decimo, deve compor na primeira linha de decisões, todos liderados por Jorge Pozzobom.

– Outro a deixar o governo, nessa remodelação politico-administrativa, foi Marcelo Portella (Habitação e Regularização Fundiária), substituído pelo vereador Juliano Soares.

– Por fim, também não é mais do grupo de secretários o agora ex-titular das Finanças, Mateus Frozza. Em seu lugar assumiu a adjunta Michele Antonello.

– Para sair da comuna, nota estadual: o vice-presidente da República Hamilton Mourão admitiu, segundo nota da Folha de São Paulo, que poderá sair do governo antes do final do mandato.

– E por quê? Porque pensa seriamente em concorrer ao Senado. “Isso ainda está em estudo”, disse Mourão em entrevista à TV Aberta de São Paulo, em rede social.

– Também estaria ainda indefinido qual o estado escolhido por Mourão, que é filiado ao PRTB. O Rio Grande, onde nasceu, seria a principal probabilidade.

– Voltando à terrinha, Willian Leal, presidente da Juventude do PSDB/SM informa que seu mandato (e o do restante da Executiva local) foi prrrogado por um ano, pela Direção Estadual.

– Já a convenção estadual da JPSDB está confirmad apara a próxima sexta, dia 30 de abril, a partir das 6 e meia da tarde. Ah, vai durar uma hora e acontecerá em ambiente virtual.

– Para fechar: na semana do Dia do Trabalhador, a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) promove a live “A luta pelas liberdades democráticas e pelo fim do assédio moral na Universidade”.

O evento virtual vai acontecer nesta segunda-feira, 26 de abril, às 4 da tarde, com transmissão pela página de Facebook e pelo canal do Youtube da Sedufsm.

– A mediação será de Márcia Morschbacher, diretora do sindicato, o debate contará com Ada Cristina Machado Silveira, do Conselho de Representantes da Sedufsm e docente da Comunicação/UFSM.

–  Também estarão Erika Suruagy, diretora da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Pedro Hallal, ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas. Mais detalhes AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo