Arquivo

Eleições 2008. Pimenta e Schirmer e mais de 100 deputados federais querem virar prefeito

Cezar Schirmer e Paulo Pimenta, definitivamente, não estão sozinhos. Há mais de uma centena de deputados federais, segundo conta reportagem do jornal O Estado de São Paulo (confira, lá embaixo, a sugestão de leitura) manifestando o mesmo objetivo. Querem, todos, virar prefeitos em sua cidade.

 

Por que tamanho interesse? E histórico, aliás. Há quatro anos, 87 parlamentares federais disputaram o pleito, como candidatos a prefeito (inclusive Schirmer) ou vice. E 19 conseguiram se eleger. Nesses números, de 2004, pode ser encontrada a explicação.

 

Sim, trata-se, como é habitual afirmar, a melhor das eleições, para deputado – estaduais incluídos. Afinal, o pior que pode acontecer é ficar tudo na mesma. Ou seja, não há chance de derrota. Mesmo perdendo, o candidato permanece deputado. E mais: não necessita, sequer, se licenciar. O melhor dos mundos, para um político. Vale para os 68 “derrotados” do último pleito.

 

Tomemos o exemplo local. Pimenta ou Schirmer, confirmadas ambas as candidaturas à sucessão de Valdeci Oliveira, continuarão parlamentares. O que vencer, seja quem for, se transforma em prefeito de uma cidade com quase 300 mil habitantes e mantém o status político, habilitando-se, mais tarde, a uma reeleição ou à retomada da carreira, em patamar elevado. O que perder, seja quem for, ainda terá dois anos como deputado federal (no caso de Schirmer, claro, como primeiro suplente, o período deve ser encurtado em seis meses, com a posse do titular, em abril de 2010) e contará com o “recall” sempre proporcionado por um pleito para prefeito.

 

Resumindo: é o pleito dos sonhos de muitos. Ou, no caso, de mais de 100 deputados federais brasileiros e dezena e meia de deputados estaduais gaúchos, segundo levantamentos mais recentes.

 

EM TEMPO: este site adota a ordem alfabética como critério para colocar antes ou depois os nomes de Pimenta e Schirmer. Quando o nome e o sobrenome são escritos, Cezar Schirmer vem antes. Quando apenas o sobrenome for utilizado, Pimenta vem antes. Simples e correto, imagino.

 

SUGESTÃO DE LEITURAconfira aqui a reportagem “Um em cada cinco deputados é pré-candidato”, de Eugênia Lopes, n’O Estado de São Paulo.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo