DestaqueSanta Maria

CIDADE. Prefeitura se reúne com empresários e trata de novas diretrizes para o enfrentamento à Covid

Encontro ocorreu no fim da tarde desta segunda, com entidades empresariais

Vice-prefeito Rodrigo Decimo conduziu a reunião, com outros secretários, que tratou dos novos protocolos (foto João Alves/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

As mudanças no sistema de monitoramento da pandemia de coronavírus no Estado e dos protocolos, que permitem que atividades antes proibidas possam ser retomadas, apresentadas pelo governo estadual em 14 de maio, ainda geram dúvidas. Para esclarecer questionamentos sobre os decretos estadual e municipal acerca do assunto, a Prefeitura se reuniu, no fim da tarde desta segunda-feira, com representantes de entidades empresariais. O encontro ocorreu no Itaimbé Palace Hotel e seguiu todos os protocolos de saúde e segurança sanitária.

O vice-prefeito Rodrigo Decimo abriu a reunião e agradeceu pela presença de todos. Ele pontuou que os momentos de troca entre os setores público e privado têm auxiliado o Município a encontrar formas de enfrentar está situação pandêmica, tão complicada e delicada em que vivemos.

“A presença de vocês aqui, que representam entidades importantes, é de extrema importância para que possamos debater ideias de como seguir neste momento delicado. Os decretos e as diretrizes nos dão o norte, mas precisamos saber a realidade que Santa Maria está, para, dentro das normas, encontrarmos o nosso caminho de enfrentamento à pandemia. Este é um espaço de diálogo e para encontrarmos soluções juntos”, salientou Decimo.

Em seguida, o vice-prefeito passou a fala para a controladora-geral do Município, Carolina Lisowski, que apresentou as principais mudanças a partir do Sistema 3As e dos decretos estadual e municipal. Ela comenta que o Estado propõe protocolos gerais, além dos protocolos obrigatórios e variáveis, por atividades, mas flexibiliza para a criação de protocolos regionais específicos para a região de saúde.

“Por isso, é importante ouvirmos vocês, a sociedade santa-mariense, e conseguirmos entender as demandas deste momento para, desde que os protocolos principais sejam seguidos, organizarmos o nosso regramento. Tem um caminho, passa pelos prefeitos da região, mas ter protocolos regionais é uma possibilidade, sim”, aponta Carolina.

O secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk, lembra que a fiscalização vai seguir e será intensificada, se necessário, pois acredita que é a ferramenta que possibilita a manutenção dos protocolos de saúde e segurança neste momento. Mas Falk também compreende que muitas situações surgiram a partir da pandemia, e é preciso encontrar a maneira correta de resolvê-las.

“A fiscalização não é punitiva, é orientativa e é o recurso da Prefeitura. A pandemia nos trouxe cenários complicados, mas precisamos buscar as maneiras de enfrentamento. E para isso, precisamos que todos estejam unidos. Por isso, é importante que vocês tirem todas as dúvidas e nos apresentem a situação de vocês e dos trabalhadores de cada setor”, destaca o secretário.

A fala e o pedido de Falk foram apoiados pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, que acrescentou um pedido de consciência e bom senso.

“Nós temos ideia de que o cenário atual não é o que gostaríamos, não é hoje como esperávamos estar quando a pandemia começou, mas é a situação em que vivemos. Por isso, além de união, precisamos de consciência e bom senso. Esses itens são mais do que necessários para conseguirmos enfrentar este momento complicado”, finaliza Ticiana.

Em seguida, os representantes empresariais apresentaram suas dúvidas e situações aos representantes da Prefeitura. 

Também estiveram presentes na reunião o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Michel Kesseler, e a chefe de gabinete da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, Elizandra Brum

Dos representantes de entidades de classe de Santa Maria, participaram do encontro os presidentes da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Luiz Fernando Pacheco; da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marli Rigo; do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), João Carlos Provensi; do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros), Eduardo Stangherlin; do Sindicato da Indústria e da Construção Civil (Sinduscon), Samir Samara; do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simmmae), Julio Kirchhoff; e da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), Luiz Fernando Maffini

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo