Confira a seguir trecho da nota publicada na manhã de 9 de setembro de 2012, domingo:
“CULTURA. Maior evento audiovisual da cidade já com inscrições abertas. É o “Santa Maria Vídeo e Cinema”
Vem aí mais uma edição, a 11°, do maior evento do audiovisual da boca do monte e, com certeza, um dos mais importantes do interior do Brasil. Trata-se do Santa Maria Vídeo e Cinema, que acontece entre 10 e 15 de dezembro, com ampla programação já na fase de montagem.
Mas, agora, é hora de os criadores inscreverem suas criações. E o prazo já está correndo, devendo se encerrar em 9 de outubro, como relata o material produzido e distribuído pela assessoria do SMVC. A seguir:
“Santa Maria Vídeo e Cinema abre inscrições
O Festival de Cinema de Santa Maria – RS abre inscrições para obras de curta-metragem e videoclipes na sua décima primeira edição.
O SMVC ocorrerá de 10 a 15 de dezembro em Santa Maria e os selecionados concorrem nas Mostras Nacional e de Santa Maria e Região. Para estas Mostras serão aceitos curtas finalizados a partir de 1º de janeiro de 2011, com até 25min de duração, não inscritos em edições anteriores, nas categorias…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI
PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, já se sabe que o festival não aconteceu em dezembro, e acabaria de novo adiado, por conta da tragédia de janeiro. Mas o principal não é isso: por picuinhas muito claras da gestão municipal, que não gosta de um evento que, embora grandioso, não é “obra dela”, simplesmente oferece apoio pouco além (se tanto) de protocolar. Uma pena. Não para o evento, que sobrevive, mas para o poder da comuna, que perde fantástica chance de fortalecer a ideia de que aqui é, sim, a cidade cultura.
Viva a Cidade da Defesa! Dos blindados! Capital dos simuladores!