CulturaDestaque

EXP TRANSMÍDIA. Agência de Comunicação com maioria santa-mariense disputa prêmio nacional

Prêmio Profissionais da Música é o que está em disputa. E onde SM entra nessa?

Da EXP Transmídia (texto e imagem)

Dos cinco integrantes da agência EXP Transmídia, que disputa o Prêmio Profissionais da Música (PPM), apenas um não é graduado na UFN ou na UFSM

A arte pode ser entendida como exercício de comunicar, de se expressar e de tentar se conectar, com o contexto em que se está inserido e com as pessoas. Seguindo essa linha de raciocínio, a agência EXP Transmídia – que busca, justamente, trabalhar cultura e conectividade por meio de conteúdos pensados com expertise para gerar engajamento – tem satisfação em publicizar que é uma das finalistas do Prêmio Profissionais da Música edição 2020 na categoria Agência de Comunicação para Eventos. Além disso, fortalece a equipe agregando o jornalista Homero Pivotto Jr, que já atuou nas produtoras Opinião e Abstratti, além de ter trabalhado na Padrinho Agência de Conteúdo e em GZH.

A indicação à honraria chega como alento em meio ao cenário de pouca valorização cultural. Buscando adaptar-se à realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus, a empresa teve de rever o próprio planejamento para o ano de 2020. E, em meio ao desafio, fez nascer a oportunidade. Estar entre os finalistas do Prêmio Profissionais da Música é um feito representativo para a EXP, que começou em 2017. Um dos trabalhos que originou a nomeação, dentre outras peças inscritas, foi a criação de uma campanha de lançamento para a websérie Sbørnia em Revista, concebida e dirigida por Hique Gomez e totalmente disponibilizada no Youtube. 

“Nosso trabalho sempre foi feito com muitas mãos, em uma grande corrente de resistência, pois como todos sabem, nosso setor foi duramente afetado e ainda sofre as consequências. Portanto, o fato de, em um ano de pandemia, termos conseguido trabalhar e manter nossa empresa aberta foi uma grande vitória. A indicação ao Prêmio foi uma catapulta de ânimo para toda equipe e nos fez expandir horizontes”, pontua o sócio-fundador da EXP, Rafael Roso Berlezi.

A série ambientada na Sbørnia, fictícia ilha flutuante do espetáculo Tangos e Tragédias, remonta à atmosfera dos tradicionais programas humorísticos de TV. A campanha iniciou com o lançamento do canal “A Sbórnia Kontr’Atracka” na plataforma de vídeos, tendo como ação principal a distribuição de passaportes sbornianos fictícios aos novos inscritos. Um enredo foi criado a partir do mote de um programa de repatriação promovido pela embaixada do país hipotético, concedendo cidadania aos “estrangeiros”.

O resultado foi um grande sucesso, transcendendo as fronteiras gaúchas e conquistando seguidores em diversos cantos do Brasil — Fernanda Takai (Pato Fu) e Dinho Ouro Preto (Capital Inicial) foram alguns dos contemplados com o documento. Além de ser responsável pela campanha de divulgação, a EXP Transmídia também atuou na criação de conteúdo e na produção audiovisual da série, com Rafael Roso Berlezi como diretor de fotografia e Fabrício Fortes como roteirista. A série teve os quatro episódios de sua primeira temporada lançados em novembro e dezembro de 2020, e a segunda em abril de 2021.

“A EXP tem dado contribuição fundamental para a tradução do nosso projeto para as plataformas de audiovisual. Desde campanhas hipercriativas totalmente sincronizadas com a essência do nosso projeto até à experiência em formatação de roteiros e grande auxílio na criação de conteúdo. Equipe está de parabéns, trouxe grande segurança para realização de nossos projetos”, avalia o artista Hique Gomez.

Sediado em Brasília e consolidado como uma das mais importantes premiações do setor musical no país, o Prêmio Profissionais da Música é voltado para artistas, técnicos, produtores, eventos e empresas com atuação em diversas áreas da indústria musical. Em suas edições anteriores, o evento já premiou artistas como Yamandu Costa, Liniker e os Caramelows, Filó Machado e Hamilton de Holanda, e empresas como Audio Porto, YB Music, Por do Som, ShowLivre.Com e Sympla. Em sua primeira participação na premiação, a EXP Transmídia já se coloca entre os nomes destacados tanto pelo voto popular quanto pela avaliação de especialistas.

Sobre a expansão da equipe, Rafael explica que era um desejo somar experiências para oferecer um trabalho ainda mais completo:

“Neste ano de 2021, com novos desafios de comunicação surgindo, tivemos a grata sorte de reencontrar nosso amigo Homero, que agregará toda sua experiência à equipe da EXP.”

Sobre a EXP Transmídia

Criada em 2017 em Porto Alegre, a EXP Transmídia é especializada na gestão de presença digital de artistas e eventos culturais, com atuação em produção audiovisual, marketing de conteúdo e comunicação. Com uma equipe multidisciplinar de profissionais, advindos de áreas como a produção audiovisual, a publicidade, o jornalismo, as artes e as ciências humanas,  a EXP Transmídia busca romper com os lugares comuns da comunicação digital, unindo elementos da publicidade em meios digitais a serviços de produção artística e musical.

Apesar do pouco tempo de atuação, a empresa já desenvolveu trabalhos importantes no cenário cultural gaúcho, como a gestão de presença digital de artistas como Hique Gomez, Renato Borghetti e Rock de Galpão, além da divulgação de eventos como POA Jazz Festival, Gramado Jazz & Blues Festival, Show Reencontro (Grupo Caverá) e temporadas de A Sbørnia Kontr’Atrack a (Hique Gomez e Simone Rasslan) no Theatro São Pedro.

A Equipe

Rafael Roso Berlezi. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria, com larga experiência no audiovisual. Participou das produções de diversos trabalhos na área, como DVDs de artistas como Jards Macalé, Elza Soares, Renato Borghetti, Nenhum de Nós, Yamandu Costa e Duca Leindecker, além de séries para TV e internet, como Tá no Sangue, de Os Fagundes, Renato Borghetti Na Estrada e Porto Alegre 100 Anos de Música. Produziu conteúdo para o Cinejornal, do Canal Brasil, e dirigiu videoclipes de diversos artistas. Teve premiações no Prêmio Açorianos de Música, no Festival Nadalin de Cinema e no Santa Maria Vídeo e Cinema.

Pamela Batu. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana de Santa Maria. Trabalha na criação e no desenvolvimento de projetos gráficos e na gestão de redes sociais. Sua atuação envolve a pesquisa e a produção de conteúdo para plataformas específicas, assim como a difusão e o gerenciamento desse conteúdo. Tem experiência nas áreas de editoração, comunicação visual, criação de marca e identidade visual e gerenciamento de redes sociais.

Janaína Falcão. Artista Visual, curadora e diretora de arte. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Na área de cenografia de espetáculos, já atuou como diretora de arte de audiovisuais musicais como Elza Canta e Chora Lupi, de Elza Soares; Aires de Fronteira, de Ernesto Fagundes; Música pra Bater de Frente, de Arthur de Faria & O Seu Conjunto; Alma Farroupilha, do Maestro Tasso Bangel e Hardie Theater, de Myla Hardie. 

Fabrício Fortes. Pesquisador em filosofia da música, escritor, tradutor e roteirista. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia, com pós-doutorado junto à Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Foi premiado em concursos literários nacionais como o Prêmio Escriba, o Prêmio Literário Cidade de Ipatinga e o Concurso Literário Felippe d’Oliveira. Possui publicações acadêmicas e literárias em livros e periódicos no Brasil, na Argentina, em Portugal e na França.

Homero Pivotto Jr. Jornalista e assessor de imprensa, é formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde atuou no jornal Diário de Santa Maria e na rádio CDN. Em Porto Alegre, foi assessor de imprensa da Opinião Produtora e da Abstratti Produtora, além de ter trabalhado na Padrinho Agência de Conteúdo. Foi também freelancer para o GZH e colabora com veículos de mídia alternativa sobre música (ZonaPunk, Whiplash, Scream & Yell, Rádio Putzgrila e Cvlt Nation, do Canadá). É apresentador e idealizador d’O Ben para todo mal, série de entrevistas em vídeo e podcast com pessoas ligadas ao meio musical falando sobre a relação entre filhos e o fazer artístico (disponível no Youtube e na TV pelo canal Music Box Brazil).

Links

Finalistas do Prêmio Profissionais da Música: AQUI

Instagram EXP Transmídia: AQUI

EXP Profiles (websérie): AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo