Eleições 2012PartidosPesquisa

EXCLUSIVO (FINAL). O (único?) trunfo petista: é o partido preferido de 2 entre 10 eleitores. O segundo maior está beem atrás

Esta é a última nota que o sítio publica, especificamente a propósito da pesquisa realizada semana passada – entre a quarta-feira, dia 7, e a sexta, dia 9 -, sob encomenda de grandões do petismo santa-mariense. Foram 400 entrevistas pessoais e domiciliares, realizadas, conforme consta no relatório de mais de 60 páginas, “em setores censitários selecionados entre aqueles em que o IBGE divide o espaço urbano de Santa Maria”. A margem de erro é de 5%, para mais ou para menos.

O levantamento, realizado pela Studio Pesquisas, afora aferir as possibilidades eleitorais dos candidatos ou pré-candidatos ou ainda dos possíveis concorrentes (embora oficialmente não tenham ainda se manifestado), e de apontar os índices (por sinal muito baixos) dos potenciais candidatos a prefeito em 2012, também investigou a preferência partidária dos eleitores.

Petismo tem a preferência maior. Surpresa, mesmo, é o desempenho do PMDB

Aí, na verdade, também não existe exatamente uma surpresa – como disseram ao editor pelo menos dois dirigentes partidários ouvidos pelo editor, antes da publicação desta nota. O Partido dos Trabalhadores, seguindo tendência estadual e nacional, também é o favorito dos eleitores santa-marienses. Não é, obviamente, majoritário. Inclusive porque há um contingente bastante apreciável de desinteressados na vida partidária. E eles quase 60% do total, como você verifica na tabela.

No entanto, são um contingente superior a 20% do total. Ou mais de 40% entre aqueles que admitem uma preferência partidária. E esse, avalia o editor, pode ser (aliás, é) o maior e talvez único trunfo do petismo local: sua militância. Surpresa, meeeesmo, no caso da boca do monte, é o desempenho do PMDB, que chega apenas a pouco mais de um décimo da popularidade ostentada pelo petismo. E isso contando com o poder municipal.

RESUMO DA ÓPERA: opção partidária é muito importante na hora de uma campanha eleitoral. No entanto, não significa, necessariamente, vitória. Há outros fatores importantes em jogo. E, pelo menos no último pleito, eles foram decisivos. Serão em 2012? A conferir.

EM TEMPO: se você quiser reler os outros dados da pesquisa, publicados pelo sítio, sobre a popularidade dos governos de Cezar Schirmer, Tarso Genro e Dilma Roussef, poderá fazê-lo clicando AQUI. Se desejar conferir o cenário em que o eleitor respondeu espontaneamente em quem votaria ou aquele em que são apresentados todos os potenciais candidatos, basta acessar AQUI. Ou, ainda, se quiser rememorar os 10 cenários restantes oferecidos aos entrevistados, clique AQUI. Por fim, se também quiser saber o índice de rejeição dos potenciais concorrentes à Prefeitura, é só acessar AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Nossa senhora, a que ponto chegou o PT em acreditar nisso, bateu o desespero mesmo genteeeeeee, daqui a pouco vão começar a acreditar em Papai-Noel e Coelhinho da Páscoa!!! Depois não querem que duvidem dos critérios adotados dessa pesquisa. Pois bem, vamos acreditar na hipótese que seja digna de credibilidade essa tal pesquisa, então ela afirma que os próprios eleitores do PT votariam no Schirmer né!? Afinal o Schirmer está na frente em 10 dos 11 cenários, que coisa não!?

  2. Entendo que o PT com Lula diminuiu o fosso entre pobres e ricos. Sua ideologia baseada numa política-popular-social agrada mais aos eleitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo