DestaqueEstado

TRABALHO. Bancários defendem o Banrisul público, em audiência pública no Legislativo de Santa Maria

Encontro também tratou da proposta que facilita venda de Corsan e Procergs

Por Maiquel Rosauro / Da Assessoria de Imprensa do SindBancários de Santa Maria e Região

Funcionários do Banrisul e diretores do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região participaram (foto acima) de uma audiência pública, na noite desta quarta-feira (12), sobre a proposta de privatização do Banrisul e da Procergs. O evento, realizado na Câmara de Vereadores de Santa Maria, promovido pela Comissão de Políticas Públicas do Legislativo.

A audiência foi motivada pela tramitação da PEC 280/2019, que retira a exigência de realização de plebiscito para a venda do Banrisul, Corsan e Procergs, aprovada em 1º turno, em 27 de abril, na Assembleia Legislativa, por 33 votos favoráveis e 18 contrários.

Para que seja aprovada de forma definitiva, a PEC apresentada pelo deputado Sérgio Turra (PP) e assinada por outros 24 parlamentares, precisa ser submetida a um segundo turno de votação, no intervalo de três sessões, recebendo novamente o voto favorável de, pelo menos, três quintos dos votos dos deputados (33 votos favoráveis).

A audiência pública teve início com a participação, em vídeo, da diretora da Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras Rio Grande do Sul (Fetrafi/RS), Cristiana Garbinatto. Ela disse que o Banrisul, a Procergs e a Corsan pertencem ao povo gaúcho e que se o governador Eduardo Leite (PSDB) deseja vender, que mostre os motivos ao invés de promover negociatas às escondidas. 

“Querem passar por cima da população e não aceitaremos isso de manheira nenhuma. Os verdadeiros donos dessas empresas precisam ser ouvidos”, afirmou Cristiana.

A diretora de Saúde do Sindicato dos Bancários, Margarete Thomasi, ressaltou na audiência que o banco tem uma forte atuação no agronegócio e no setor imobiliário, sendo uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento dos municípios por intermédio de projetos sociais. Ela também fez referência à campanha eleitoral de 2018.

“Além de ser lucrativo, o Banrisul é um símbolo do nosso Estado, mantém uma identidade histórica e cultural com o povo gaúcho. Sempre dizemos: o Banrisul é nosso, é do Rio Grande. Mas agora está na iminência de ser entregue. Na campanha eleitoral Eduardo Leite prometeu que não venderia nem o Banrisul e nem a Corsan”, disse Margarete.

O diretor de Comunicação do Sindicato, Marcio Kolinski, destacou que, com uma única cartada, o governo Leite tenta privatizar a água, o sistema financeiro e os dados dos gaúchos. Também afirmou que a precarização no atendimento à população tem sido a principal característica do atual governo.

“Somente no ano passado perdemos quase mil colegas em um programa de demissão e sem reposição, em uma clara medida de diminuição do tamanho do banco. Fato esse que dificultou muito o trabalho dentro das agências. Os colegas estão adoecendo pela extrema carga em seus ombros e as dificuldades laborais e familiares já conhecidas que a pandemia nos trouxe”, disse Kolinski.

O Banrisul está presente em 96% dos municípios gaúchos, sendo que em 117 municípios do Estado existe apenas uma única agência bancária, que não por acaso é do Banrisul. Além disso, 1/3 da população gaúcha tem conta no banco, sendo que 2/3 dos clientes ganham até um salário mínimo. 

O temor dos bancários é o possível fechamento de todas as agências em pequenos municípios caso o banco seja privatizado. Tal prática seria uma catástrofe para milhares de famílias.

O delegado sindical Ronei Miorin lembra que o banco é altamente lucrativo e fomenta a economia gaúcha. Ele questiona os interesses que estariam por trás da venda da instituição.

“Uma privatização, hoje, do Banrisul seria por 1/3 do valor real de mercado. O cidadão gaúcho seria lesado em dezenas de bilhões (de reais). Vamos voltar um pouco na memória, o que aconteceu com a privatização da Vale do Rio Doce, a empresa triplicou de valor vezes dez. Pergunte a um paulista o que aconteceu depois que o Banespa foi privatizado”, apontou Miorin.

Ao final da audiência pública foi aprovado a construção de um documento que será encaminhando aos deputados estaduais defendendo a realização de plebiscito para a venda do Banrisul, Corsan e Procergs.

“Se traírem o povo gaúcho, em 2022, não venham aqui pedir votos. Traduzindo, é isso que dirá o documento”, explica a vereadora Helen Cabral (PT), que conduziu a audiência.

Conforme a parlamentar, o texto será apresentado na reunião da Comissão de Políticas Públicas, nesta quinta-feira (12), e depois será levado a plenário. O objetivo é que se torne um documento oficial da Casa Legislativa para pressionar os deputados estaduais a votarem contra a aprovação da PEC 280/2019.

Além do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, a audiência pública também contou com a presença de representantes do Fórum em Defesa da Água e do Saneamento, Sindiágua, União das Associações Comunitárias (UAC) e Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (DCE/UFSM).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo