DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Empreender Social, Certidão de nascimento gratuita, proteção a crianças na rede

Unidades de saúde com o atendimento reduzido e as feiras da semana em SM

Por Paulo André Dutra

* Pessoas socialmente vulneráveis de Santa Maria terão a oportunidade, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, a obter gratuitamente certidão de nascimento e de casamento. É o projeto Cartório Cidadão.

* Promoção do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul através da Corregedoria-Geral da Justiça, busca erradicar o sub-registro. Mais de 3 milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento, o que dificulta o acesso a serviços públicos básicos.

* Em Santa Maria, o atendimento será no prédio da UFN na Av. Rio Branco, 639, térreo (antigo Hotel Glória), das 12 às 17 horas.

“Empreender Social RS”, assinado pelo governador Eduardo Leite, permite inclusão do público da Política de Assistência Social no mundo do trabalho (Foto Gustavo Mansur/Secom)

* Foi publicado, nesta segunda-feira (16/10), o edital da segunda etapa para adesão dos municípios ao programa Empreender Social RS, coordenado pela Secretaria de Assistência Social (SAS).

* O programa irá oferecer 15 mil vagas para a capacitação de pessoas cadastradas no CadÙnico que tenham interesse em empreender ou que já atuem como micro ou nanoempreendedores em todo o Estado.

* Como o programa vai ser executado ao longo de 24 meses, e como forma de facilitar os processos de homologação dos interessados, as inscrições serão divididas em etapas.

* Esta segunda encerra as inscrições em 10 de novembro, e o resultado final sairá em 22 de novembro. Toda sexta-feira, até o final do prazo previsto pelo edital, será divulgada uma lista de classificados.

* Confira a agenda das feiras da agricultura familiar e de produtos coloniais em Santa Maria durante a semana que vai até 21 de outubro.

* Nesta terça-feira (17), usuários de seis unidades de saúde devem ficar atentos para os atendimentos durante a tarde.

* Equipes das EAP Dom Antônio Reis, ESF Lídia, EAP Ruben Noal, ESF São Francisco, EAP Walter Aita e EAP Wilson Paulo Noal participam de curso sobre Planificação Geriátrica.

Operação Balada Segura foi realizada pela Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) com apoio da Brigada Militar (Foto Divulgação/Prefeitura)

* Em caso de atendimentos de urgência, a indicação é que sejam procurados o Pronto-Atendimento do Patronato, o Pronto-Atendimento da Tancredo Neves (UBS Ruben Noal) ou a UPA.

* Na Operação Balada Segura que ocorreu entre o final da tarde e a noite deste domingo (15), foram abordados 153 veículos. Desses, quatro condutores se recusaram a fazer o teste do etilômetro, e dois condutores haviam ingerido bebida alcoólica.

* Houve penalidades também para motorista sem CNH, com CNH vencida e suspensa, com um caso cada. Oito veículos estavam com licenciamento vencido e, destes, seis optaram por pagar a taxa no local.

* As barreiras foram montadas em trechos das avenidas Walter Jobim e Hélvio Basso, nos bairros Patronato e Uglione, respectivamente.

Redes sociais de internet, como Facebook, Instagram, Kwai e TikTok, e também Google, YouTube, Discord e X (antigo Twitter) participaram da construção do conteúdo do De Boa na Rede (Foto Divulgação/Ministério da Justiça)

* Site lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta segunda-feira (16) auxilia pais e responsáveis a acompanhar o que é acessado na internet por crianças e adolescentes. É “De Boa na Rede”.

* Baseia-se em uma biblioteca virtual com conteúdo produzido em conjunto com empresas responsáveis pelas maiores redes sociais do mundo e especifica informações sobre cada uma delas.

* Reúne ferramentas de controle parental de redes sociais, jogos digitais e streamings, informações sobre condutas que configuram crime e um tutorial de como acompanhar os acessos nos diferentes sistemas operacionais disponíveis.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo