DestaqueSanta Maria

BASTIDORES. CPI da Covid-19 e Helen, a conta da edil e o pedido de emendas para o Hospital Regional

Relatora não se convenceu com respostas recebidas, Roberta e os números

Ewerton Falk, Givago Ribeiro, Roberta Pereira Leitão e Helen Cabral (D) na CPI da Covid-19. (Foto Mateus Azevedo/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga a forma como a Prefeitura de Santa Maria combate a pandemia de Covid-19, realizou sua segunda oitiva na manhã desta terça-feira (1º). Após o depoimento do secretário de Saúde, Guilherme Ribas (AQUI), o alvo da vez foi o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk.

Falk elencou as principais estratégias adotadas pela Prefeitura de Santa Maria para proteger a economia do município. Ele citou como exemplo a contenção de circulação de pessoas, a busca por condições de atendimento nos hospitais e a retomada gradual das atividades produtivas.

O secretário também citou o aumento do prazo para pagamento dos tributos municipais, como ISS, IPTU e taxas de alvarás; a implantação do Programa Juro Zero (que ofereceu mais de R$ 800 mil em microcréditos a empreendedores locais), acessado por cerca de 200 empreendedores; e a Lei Federal Aldir Blanc (14.017/2020), que beneficiou cerca de 600 pessoas, através de 135 projetos contemplados pela legislação.

Não gostou

À noite, durante a sessão, a relatora da CPI, Helen Cabral (PT), comentou na tribuna as duas primeiras oitivas. Ela disse que recebeu respostas evasivas de Ribas, o que a deixou preocupada. Em relação a Falk, a petista considerou que foram poucas as ações tomadas para tentar amenizar o impacto econômico provocado pela pandemia.

Além da Helen, a CPI é formada por Roberta Pereira Leitão (PP), presidente; e Givago Ribeiro (PSDB), vice-presidente. A próxima oitiva ocorrerá em 7 de junho, com a participação do procurador geral do Município, Guilherme Cortez.

Vereadora Roberta Pereira Leitão, do Progressistas, e sua plaquinha com o número de brasileiros curados de covid-19 (Foto Divulgação)

O dobro?

A vereadora Roberta Pereira Leitão (PP) levou para sua bancada, na sessão, uma plaquinha que dizia “14.964.631 vidas salvas”, uma referência às pessoas curadas de covid-19 no país. Na tribuna, logo no início do seu discurso, ela disse que “esse número poderia ser o dobro” caso fosse utilizado o “tratamento precoce” no país.

Contudo, o dobro seria 29,9 milhões e, até o momento, no Brasil, há cerca de 16,5 milhões de casos de covid-19.

Hospital Regional

O diretor do Hospital Regional, Elvis Prestes, participou da reunião da Comissão de Saúde da Câmara, nesta terça. Ele solicitou que os vereadores busquem emendas parlamentares para a instituição junto a deputados federais e senadores. O objetivo é adquirir insumos e medicamentos.

Conforme Prestes, em julho de 2020, uma segunda Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) não pode ser aberta porque faltava armário para o vestiário dos funcionários. Também houve falta de um medicamento que precisou ser adquirido no Uruguai.

A Comissão de Saúde solicitou ao diretor o encaminhamento de um documento, formalizando o pedido de intermediação junto aos demais Parlamentos. Os vereadores vão estudar a possibilidade de destinar emendas impositivas do Orçamento Municipal para o Hospital Regional.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo