Destaque

GRIPE. Mais de 17,2 mil santa-marienses já foram imunizados nos quatro primeiros dias de campanha

Unidades de Saúde estão com salas de vacinas prontas para receber santa-marienses. Nos primeiros dias mais de 17 mil foram imunizados

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Há quatro dias foi lançada a Campanha Nacional de Imunização Contra a Gripe que, em Santa Maria, tem a meta de imunizar mais de 72 mil pessoas de sete grupos prioritários. Neste pequeno período, o número de santa-marienses que buscaram a imunização nas Unidades de Saúde ficou acima das expectativas, já que foram 17.299 doses aplicadas nestes primeiros dias.

A vacinação contra a gripe vai até o dia 1º de junho, tendo o dia D marcado para 12 maio. Gestantes (independente do período gestacional); puérperas até 45 dias após o parto; crianças de seis meses até cinco anos; idosos; indígenas; professores (das redes pública e privada) e trabalhadores da área da saúde estão nos grupos prioritários e devem procurar as Unidades de Saúde. A meta é vacinar 90% de cada grupo.

Até o momento, o grupo que mais se aproximou da meta é o dos Indígenas, que chegaram a 36% da meta, seguido pelas puérperas, com 31%. No entanto, o grupo que mais vacinou foi o dos idosos, com 8,7 mil pessoas já imunizadas. Destaca-se que os professores, que antes apenas recebiam a indicação para receber a vacina, estão, agora, nos grupos prioritários.

“Os números estão muito bons, e alguns grupos chegaram a resultados bem importantes, como os idosos. Que as pessoas sigam procurando as unidades para receber a imunização”, disse a enfermeira Ana Motta, responsável pelo Setor de Imunizações da Prefeitura.

Ressalta-se que também podem receber a vacina adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas. No total, Santa Maria deve receber cerca de 105 mil doses, em oito lotes. (Clique aqui e saiba os horários das salas de vacina)

A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza. Ao se dirigirem aos postos de Saúde, a comunidade que se encaixa nos grupos prioritários precisa apresentar a carteira de vacinação, além de um documento que comprove atender aos requisitos das categorias.

VACINAÇÃO NO INTERIOR

Além de oportunizar que a população da Zona Urbana do Município tenha acesso facilitado e ampliado à vacinação contra a gripe, a Prefeitura de Santa Maria também montou um cronograma especial de atendimento às comunidades do Interior. Dias e horários específicos foram criados para que os moradores dos distritos do Município garantam a imunização contra a gripe (clique aqui e confira os dias e horários).

VACINAÇÃO 2018

Crianças de seis meses até cinco anos
Meta: 14.315
Vacinados: 1.039 (7,26%)

Trabalhadores da Saúde
Meta: 14.471
Vacinados: 4.200 (29,02%)

Gestantes
Meta: 2.639
Vacinadas: 519 (19,67%)

Puérperas
Meta: 434
Vacinados: 138 (31,80%)

Indígenas
Meta: 155
Vacinados: 57 (36,77%)

Idosos
Meta: 36.292
Vacinados: 8.733 (24,06%)

Professores
Meta: 3.700
Vacinados: 404 (10,86%)

Pacientes crônicos
Vacinados: 2.178

Sistema prisional:
Vacinados: 31

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo