Arquivo

Operação Rodin (5). Fraude do Detran-Fatec leva federais a prender 14. Vários de Santa Maria

O presidente da Comissão Permanente do Vestibular da UFSM, Dario Trevisan, foi preso ontem pela Polícia Federal. Talvez tenha sido o mais conhecido entre os santa-marienses alvo da investigação de fraude que envolve a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia (Fatec),vinculada à UFSM, e o Departamento de Trânsito do RS (Detran). Aliás, o diretor geral da Fatec, Luiz Pelegrini, somente não foi detido porque estava viajando.

 

O assunto foi tratado aqui ontem em pelo menos quatro notas (se desejar, releia aqui, aqui, aqui e aqui), tamanho foi o impacto sobre a comunidade em torno da chamada Operação Rodin, capitaneada pelos federais, mas também com a participação do Ministério Público Federal e Receita Federal, entre outros organismos.

 

Trevisan e Pelegrini foram afastados dos cargos pela reitoria da UFSM. Eles e pelo menos outros dois funcionários da instituição, também detidos pela polícia – que apreendeu uma série de documentos e equipamentos, inclusive computadores, para análise dos peritos e orientar o inquérito e os depoimentos que começaram a ser tomados ainda ontem, em Porto Alegre.

 

Foram presas, no total, 14 pessoas. Houve outras ligadas historicamente a Santa Maria e à Universidade, mas que hoje residem em Canoas e Porto Alegre. Também estão na Superintendência da Polícia Federal, na capital, o até ontem diretor do Detran-RS, Flávio Vaz Netto, e o anterior, Carlos Ubiratan dos Santos. São, juntamente com o já exonerado Diretor da CEEE, Antonio Maciel, os maiores figurões da operação policial.

 

Mas, afinal, qual o esquema desbaratado? Segundo as autoridades, a fraude, que causou prejuízo estimado em pelo menos R$ 40 milhões, a Fatec era contratada pelo Detran, sem licitação, e subcontratava empresas que prestariam um serviço que não se sabe se aconteceu ou não. De acordo com a PF, qualquer das situações já configura crime.

 

Conforme o Ministério Público Federal, durante as investigações constatou-se que o Rio Grande do Sul só perde para o Rio de Janeiro, quando o assunto é custo para realização de exames teóricos e práticos para a habilitação de condutores (confira aqui). Exatamente o trabalho realizado através da Coperves.

 

De acordo com o delegado Gustavo Schneider, do Núcleo de Combate a Crimes Financeiros, as empresas subcontratadas ilegalmente receberiam um valor mensal fixo e outra parcela variável, conforme o número de habilitações confeccionadas.

 

Ainda há um caminho a percorrer, mas o fato é que o que aconteceu ontem, e os desdobramentos ainda desconhecidos (há uma proposta do deputado estadual Fabiano Pereira de criação de uma CPI) abalam em muito o meio acadêmico de Santa Maria. É fato. E contra ele não há o que discutir.

 

EM TEMPO: ontem, noticiou-se (emissoras de rádio da cidade fizeram isso, e este site reproduziu, mesmo deixando a nota no condicional) que entre os detidos estaria o ex-reitor da UFSM, Paulo Sarkis. A informação não foi confirmada, depois, pela Polícia Federal. No que toca a este (nem sempre) humilde página de internet, desculpas sinceras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo