BrasilDestaque

OTIMISMO. 14 Estados do País pretendem vacinar todos os adultos contra Covid até o mês de outubro

Há quem imagine ser possível oferecer primeira dose ainda até fim de agosto

Profissional segura uma dose. Previsão de Estados leva em conta aumento de ofertas de vacinas por parte do governo (foto Reprodução)

Reproduzido do portal PODER360 / Por Rafael Barbosa, Malu Mões e Valquíria Homero

Levantamento realizado pelo Poder360 mostra que 14 Estados brasileiros pretendem aplicar a 1ª dose da vacina contra a covid-19 em toda sua população adulta até o fim de outubro. O mais otimista deles é o Ceará, que prevê a imunização de 100% dos elegíveis até 25 de agosto.

São Paulo e outros 5 Estados projetam o fim da 1ª fase da vacinação em adultos até setembro. Já Minas Gerais tem prazo mais longínquo: até dezembro.

Acre, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Roraima, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal não divulgaram estimativas. Afirmam que o calendário é de responsabilidade dos municípios e que dependem do envio de vacinas pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde do Paraná disse que ainda não há definição do calendário. Mas que deve divulgar uma data para concluir as aplicações da 1ª dose em adultos nos próximos dias.

Os novos calendários de imunização dependem do aumento da oferta de vacinas. O Ceará, por exemplo, só aplicou a 1ª dose em 30% dos adultos até agora. No ritmo atual, a campanha se estenderia até maio do ano que vem.

Os prazos estabelecidos levam em conta as previsões de doses a serem entregues pelo Ministério da Saúde às unidades da Federação. Em meses anteriores, a pasta revisou essas previsões para baixo mais de uma vez.

“RINHA DE VACINA”

Governadores e prefeitos protagonizaram nos últimos dias uma “competição” em torno do ritmo de vacinação. Internautas apelidaram as interações de “rinha de vacina”.

Em troca de mensagens bem-humoradas no Twitter, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), disse ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), estar “preparando” uma resposta ao plano otimista do governo paulista, que pretende imunizar todos os adultos com a 1ª dose até 15 de setembro.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo