Um pedido de desculpas à patronesse – por Márcio Grings
Fiquei muito feliz com a escolha da Patronesse da Feira do livro desse ano. Haydée Hostin Lima é fundadora da Casa do Poeta de Santa Maria, membro da Academia Santa-Mariense de Letras, autora de quatro livros, além de ter participado em dezenas de antologias e coletâneas. Contudo, isso não é o mais relevante em sua figura. Haydée é uma autêntica amante dos livros e incentivadora da literatura, mas acima de tudo – vejo-a como uma das grandes batalhadora da cultura local.
Cruzamo-nos pela primeira vez em maio de 2002, pois me lembro exatamente do dia em que a conheci. Ela foi até o local em que eu trabalhava na época para pegar um autógrafo em “Saindo da Linha”, meu livro de estreia.
Disse que queria conhecer o autor de “Ressoando Pelas Paredes”, poema de abertura do livro. Tinha um trecho específico que a emocionara:
“O caminho que me leva é o mesmo que me traz. Conquistas inexistem sem minha volta à tua porta”.
Lembrava o falecido marido dela, alguma frase dita por ele ou algo assim. O fato é que depois disso, tivemos diversos encontros, bate-papos e situações relacionados a nosso envolvimento com a literatura local. Tanto que fiz o prefácio de um de seus livros (Telhado de Vidro), e ela fez um dos meus (O Caminho Mais Longo). Mais recentemente, no ano passado, fui até sua casa para pegar um livro que ela me presenteara, e não apenas isso – havia um poema que a autora tinha dedicado pra mim. Fiquei lisonjeado. Haydée é uma mulher sensível.
Eis que mais recentemente, no final do ano passado (não lembro bem qual foi o mês), ela me convidou para participar de um programa de TV que lhe renderia homenagem. Confirmei presença, e no dia marcado… Esqueci completamente do compromisso. Minha cadeira ficou vazia. Enfim, essa vida louca e minha cabeça oca fizeram com que eu involuntariamente esquecesse minha participação.
Dia desses, por ter perdido a agenda do meu telefone e no intuito de pedir desculpas pelo ocorrido, solicitei seu número inbox no Facebook. Não liguei. Há dias pensava nela, até ver o nome de Haydée anunciado como Patronesse da Feira do Livro de Santa Maria. Fiquei muito feliz. De verdade! Pensando que muitas vezes nesse mundo repleto de injustiças, a justiça pode ser feita.
Haydée, tu és merecedora dessa homenagem. Se a cidade tivesse mais alguns homens e mulheres com esse espírito guerreiro, muitas coisas poderiam ser diferentes na cultura local.
Quero te dar um beijo e um abraço bem apertado. Parabéns.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.