DestaqueSanta Maria

CIDADE. Secretários vão à audiência pública e explicam programas para próximos quatro anos

Câmara de Vereadores está promovendo debates sobre o Plano Plurianual

Reunião ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença de secretários municipais (foto João Alves/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A segunda audiência pública para discutir o Projeto de Lei 9244/2021, que trata do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, enviado pelo Executivo Municipal para a Câmara de Vereadores, ocorreu na sexta-feira (2), no Plenário do Legislativo. A reunião tratou dos programas finalísticos do governo para as áreas de Educação, Esporte, Cultura, Lazer, Desenvolvimento Social e Segurança Pública.

Na ocasião, os secretários municipais de Educação, Lúcia Madruga, de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, de Cultura, Rose Carneiro, de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, de Habitação e Regularização Urbana, Juliano Soares, e de Desenvolvimento Social, João Chaves, apresentaram as propostas de políticas públicas estabelecidas como prioridades para os próximos quatro anos. A secretária de Finanças, Michelle Antonello, também participou da audiência, que ocorreu das 17h às 19h. 

Para todos os programas apresentados, os representantes da Prefeitura pontuaram as diretrizes e metas que devem ser seguidas e alcançadas. Os setores foram escolhidos para falar sobre os projetos na mesma audiência pública, pois estes programas para o PPA 2022-2025 possuem aspectos em comum e serão trabalhados com interdisciplinaridade entre as pastas. 

“Nós visamos na valorização e no crescimento da Educação no Município, e isso será possível a partir da continuidade de trabalho e ingresso de novos programas. Além disso, manter uma corrente entre as secretarias, como Educação-Cultura-Esporte, por exemplo, engrandece ainda mais o setor educacional”, ressalta a secretária de Educação, Lúcia Madruga. 

O secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, corroborou do apontamento feito por Lúcia: 

“O setor de Esporte e Lazer foca na prática esportiva como forma de obter saúde. Mas, com certeza, a mescla de Educação e Esporte é certeira e auxilia nossas crianças”, afirma Gilvan.

A titular de Cultura, Rose Carneiro, também concordou com os colegas e salientou que o trabalho das pastas deve seguir junto. Ela pontuou as relações de diversos grupos com a Cultura, como agentes culturais e Prefeitura, produtores culturais e escolas, entre outros.

 “Esses entrecruzamentos de grupos e setores ressaltam a importância e a transversalidade da ação deste tipo de organização”, analisa Rose.

O secretário de Habitação e Regularização Urbana, Juliano Soares, destaca o compromisso do Executivo na entrega das Concessões de Direito Real de Uso (CDRUs), no Bairro Nova Santa Marta.

“Além de todo o trabalho para garantir moradia a todos, temos a meta de concluir esse trabalho de regularização, que é um compromisso com a comunidade santa-mariense”, reforça o titular da pasta.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, além de reafirmar os trabalhos realizados em prol ao direito de moradia, também é necessário garantir que as pessoas sejam alimentadas. Ele apresentou dados sobre o Restaurante Popular e as Cozinhas Comunitárias de Santa Maria.

“Hoje, o Restaurante Popular serve 575 refeições por dia, ao custo de R$ 3, para as pessoas que precisam. E estamos trabalhando para, até 2025, aumentarmos o número de refeições por dia para atendermos cada vez mais pessoas. Além disso, nós temos sete cozinhas comunitárias e a meta é chegarmos a 10 no Município”, pontua Chaves.

Por sua vez, o titular de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, apresentou dados sobre trafegabilidade e propostas para evitar acidentes de trânsito.

“O trânsito de uma cidade vai muito além do tráfego de veículos. Temos ações de conscientização e educação no trânsito, as questões de manutenção e infraestrutura das sinalizações e tudo isso precisa ser trabalhado em conjunto, para garantirmos que a Mobilidade Urbana seja cada vez melhor e mais segura para todos”, argumenta Ponsi.

Em sua fala, a secretária de Finanças, Michelle Antonelo, esclareceu que os programas apresentados pelas secretarias municipais, para o PPA, mostram como as pastas pretendem trabalhar nos próximos anos. Ela ainda reforçou que é nas audiências públicas que a população pode e deve participar da construção desses projetos…

PRÓXIMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PPA 2022-2025*

5 de julho, segunda-feira, às 16h30min, no plenário da Câmara de Vereadores – Temática: programas de governo finalísticos nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura

(*) As audiências ocorrem com regras de distanciamento exigidas pela legislação de combate à Covid-19. As reuniões também são transmitidas pela TV Câmara (canal 18.2), Facebook e Youtube da Câmara de Vereadores de Santa Maria 

O QUE É O PPA

O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental que define diretrizes, objetivos e metas com o propósito de viabilizar a implementação e a gestão das políticas públicas, reunir as estratégias da ação governamental, orientar a definição de prioridades e auxiliar na promoção do desenvolvimento sustentável.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo