Eleições 2018PolíticaUFSM

ELEIÇÕES. MBL produz um vídeo em que denuncia “propaganda irregular” na UFSM. Reitoria apura caso

Integrantes do MBL fizeram uma “live” no Facebook no campus da UFSM denunciando “doutrinação política” na instituição

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Reprodução),  da Equipe do Site

O Movimento Brasil Livre (MBL) de Santa Maria divulgou um vídeo, nessa terça-feira (23), denunciando ‘doutrinação política’ e propaganda irregular referente ao pleito presidencial no campus sede da UFSM. A publicação aponta que, em diversos Centros Acadêmicos, há cartazes favoráveis a Fernando Haddad (PT) e outros que destacam a campanha “Ele Não”, contrária a Jair Bolsonaro (PSL).

O vídeo ao vivo foi gravado em frente ao prédio 17, da Geografia, onde os integrantes do MBL indicam que há uma propaganda que faz doutrinação pró-Haddad.

“Quem entrou em contato conosco foi o pessoal da Geografia porque está aqui, está estampado, está na cara, mas em todos os Centros existem cartazes pró-Haddad e cartazes do “Ele Não”. Isso é um absurdo, nós não vamos aceitar e vamos levar ao conhecimento do Ministério Público porque é um absurdo, não pode existir dentro de uma universidade federal. Vivemos sim numa democracia, mas dentro do campus de uma universidade federal esse tipo de manifestação política é proibido”, relata no vídeo a coordenadora do MBL/SM, Roberta Pereira Leitão.

A postagem foi feita no início da tarde de terça, na fanpage do movimento e, até as 22h20min, possuía 6,9 mil visualizações, 365 curtidas e 288 compartilhamentos. Além disso, havia 205 comentários, a grande maioria, com críticas à UFSM.

O site entrou em contato com a Reitoria da UFSM, a qual afirmou que não recebeu nenhuma denúncia referente a propagandas eleitorais nos espaços que estão sob sua responsabilidade. Contudo, a instituição relatou que está verificando a situação e, em caso de irregularidade, serão tomadas providências.

Abaixo, confira na íntegra nota enviada pela Reitoria da UFSM:

A Reitoria da UFSM não recebeu nenhuma denúncia de circulação de material eleitoral nos espaços sob sua responsabilidade. No entanto, está verificando as possíveis ocorrências neste sentido, bem como qualquer registro de irregularidade que esteja desconforme com a legislação eleitoral vigente. Em caso afirmativo, tomará as devidas providências.

A Instituição reafirma seu compromisso com o cumprimento da legislação, especialmente neste momento de disputa e de acirramento de ânimos. Alerta, igualmente para que a comunidade observe os limites legais de quaisquer manifestações em espaços públicos e reitera seu apelo ao respeito às diferenças, à paz e à democracia.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. parabéns aos geógrafos da cidade, lutando pela democracia e contra o fascismo. perder a eleição faz parte da democracia, o problema é perder a democracia em uma eleição

  2. Melhor momento é 01:40 com um EleNão que mereceu sorriso do rapaz.
    Aceitaram na boa a manifestação.
    Democracia.
    Deveriam ter entrevistado a pessoa.
    A Ironia de tudo é que o Prédio é o 17.

  3. Questão de identidade. Quem concorda com a propaganda no campus já está com a cabeça feita e, quem não concorda, não vai mudar de ideia só porque os cartazes estão lá.
    Duas coisas são certas entretanto. Se alguém colocasse propaganda do 17 na UFSM esta seria destruída e provavelmente surgiria conflito. Patrimonialismo, acham que a instituição é deles para usar como lhes aprouver. Outra: a nota da reitora quer dizer absolutamente nada por motivo bem simples, eles tem lado. Não receberam a caravana do Molusco de graça.

    1. Povo acha que por ter o DE Santa Maria no nome ela pertence somente a esta cidade.
      Ela é FEDERAL e agora com Campus em diversas cidades se esperaria que criasse a ideia dela ser de todos.
      Tem 17 no Campus, basta olha no G-Earth e tem um 17 bem grande lá.
      Alem disto tem o Prédio 17, com forte presença do SEDUFSM. A Geociências tem direção do SEDUFSM. Ironias do destino.
      Precisam mudar para o CCNE e seu prédio 13.

      G-Earth. Alunos deixaram uma marca no Campus. Só procurar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo