CulturaDestaque

CULTURA. Festival Internacional de Inverno da UFSM começa nesta quinta-feira em nova edição on-line

Concerto de encerramento é uma das atividades que pode ser vista por todos

Por Juan Grings / Da Agência de Notícias da UFSM

Nesta quinta-feira (29) começa o 36º Festival Internacional de Inverno (FIIUFSM) da UFSM. A abertura está marcada para as 15h, com transmissão ao vivo pelo FAROL. A programação segue até sábado (31), sendo que a comunidade poderá acompanhar de forma online várias atividades culturais. 

Tal qual a edição do ano passado, o evento ocorrerá totalmente de maneira virtual por conta das medidas restritivas devido à pandemia de Covid-19. A professora Vera Vianna, coordenadora geral do evento, afirma que este ano a programação está mais condensada. “No ano passado tivemos um grande número de mesas-redondas e palestras; neste ano temos um número menor, mas inserimos 11 masterclasses, nas quais os alunos se inscreveram como ouvintes ou como ativos, que são os que desejam tocar para o professor”, comenta.

Vera explica que, no formato virtual, o que tem sido feito é que os alunos não tocam ao vivo, mas submetem uma performance gravada, que é enviada ao professor, e esse, no momento da masterclass, faz comentários e sugestões sobre a performance. “É um pouco diferente do que seria presencialmente, mas evita os problemas de transmissão, e a qualidade de som da gravação é melhor que a transmissão pelas plataformas utilizadas”, afirma.

Até sábado (31), o Festival de Inverno terá mesas-redondas, palestras, oficinas e masterclasses. As mesas-redondas serão abertas ao público, com transmissão pelo Farol, enquanto as demais atividades serão via Google Meet, exclusivas para os inscritos – as inscrições já foram finalizadas e chegaram a 456, um ótimo número, na avaliação da coordenadora geral. “Presencialmente não teríamos tantos participantes”, afirma.

O concerto de encerramento, às 19h de sábado, com a participação dos professores do Departamento de Música, também será aberto ao público, com transmissão no YouTube da TV CAMPUS. O concerto final será em homenagem a Luiz José Piveta, ex-coordenador da Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto.

A programação completa está disponível no site OFICIAL do evento…

…Mais informações sobre o Festival na página no Facebook.”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo