PARTIDOS. PP marca convenção municipal para dia 21 de agosto e pode ter mudança na Presidência
Mauro Bakof, atual presidente, ainda não sabe se irá concorrer à reeleição
Por Maiquel Rosauro
Os progressistas de Santa Maria estiveram reunidos no Plenário da Câmara, na quarta-feira (14). Foi o primeiro encontro da legenda no ano e serviu para dar boas-vindas aos novos filiados. Mas não só isso.
“Apresentamos o partido, falamos da eleição passada e da vindoura”, relata o presidente municipal da legenda, Mauro Bakof.
Antes de tratar do pleito de 2022, o PP tem uma disputa interna este ano. Em 21 de agosto, será realizada convenção municipal do partido.
Bakof ainda não sabe se lançará seu nome à reeleição. Durante seu mandato, ele foi o principal responsável pelas articulações que levaram à candidatura de Sergio Cechin a prefeito e, por consequência, pelo desembarque da sigla na Prefeitura, o que provocou a exoneração de dezenas de cargos de confiança (CCs) do PP na Administração Municipal.
Embora Cechin tenha sido derrotado por Jorge Pozzobom (PSDB) no segundo turno, o PP conquistou o maior número de cadeiras na Câmara entre todos os partidos, com quatro vereadores. Em 2016, a sigla havia eleito dois candidatos ao Legislativo.
Hoje, o PP está na presidência do Parlamento, com o ex-tucano João Ricardo Vargas, e com a liderança da Oposição na Casa, com o jovem Pablo Pacheco. Além disso, a vereadora Roberta Pereira Leitão é a presidente da CPI da Covid-19, que já trouxe algumas dores de cabeça à Administração Municipal.
Apesar de ter unido o PP na campanha de Cechin e pelo excelente resultado no pleito ao Legislativo, o trabalho de Bakof é acompanhado de forte oposição interna que o faz refletir se vale a pena seguir à frente do desgastante cargo.
“Hoje não descarto a ideia, mas a chapa tem que ter meu total consentimento”, comenta Bakof.
Seja quem for o escolhido pelos progressistas, o novo presidente irá encarar uma acirrada eleição em 2022. João Ricardo Vargas é nome certo para concorrer à Assembleia Legislativa. Será que haverá espaço para um candidato a deputado federal pelo PP de Santa Maria?
PP, o partido do Ricardo Barros e do Heinze, que votaram para triplicar o fundo partidário?