Por Carlos Alberto Badke / Da Assessoria de Imprensa da Feira do Livro
A Comissão Organizadora da Feira do Livro de Santa Maria já escolheu os nomes do Patrono e dos Homenageados da edição 2021, que vai de sexta, dia 1º até sábado, 16 de outubro na Praça Saldanha Marinho e nas redes sociais.
O Patrono é Leonardo Brasiliense. Nascido em São Gabriel em 1972, formou-se em Medicina na Universidade Federal de Santa Maria e trabalha na Receita Federal.
Tem uma vasta produção de livros, muitos detentores de prêmios importantes de literatura: O desejo da Psicanálise (teoria psicanalítica, Sulina, 1999), Meu sonho acaba tarde (contos, WS Editor, 2000), Desatino (contos, Sulina, 2002), Adeus conto de fadas (minicontos juvenis, 7 Letras, 2006, prêmios Jabuti e Açorianos e selecionado para o Programa Nacional Biblioteca da Escola 2009 e 2013), Olhos de morcego (contos, 7 Letras, 2007), Whatever (novela juvenil, Artes e Ofícios, 2009, selecionado para o PNBE 2011), Três dúvidas (novelas, Companhia das Letras, 2010, Prêmio Jabuti), Sofia e Mônica (novela juvenil, Edelbra, 2014), Corpos sem pressa (minicontos, Casa Verde, 2014, finalista do prêmio Açorianos), Decapitados (novela, Saraiva/Benvirá, 2014), Roupas sujas (romance, Companhia das Letras, 2017, Prêmio Minuano e finalista dos prêmios Jabuti e São Paulo) e Eu vou matar Maximillian Sheldon (contos, Coralina, 2019). Escreve também roteiros de cinema e TV e, nas horas vagas, dedica-se à fotografia.
O professor homenageado é Lucas Visentini. Professor da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, onde desenvolve o Projeto Literaturando: literatura, cultura, cidadania e ciência no Ensino Fundamental. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é também escritor, pesquisador e editor.
Publicou os livros Neto e a Boca do Monte (Academia Santa-Mariense de Letras), Da Desfaçatez das Palavras (Editora e Gráfica Caxias), Céu, Sol e Mar: a travessia (Edição do Autor). Recebeu o Prêmio Paulo Freire Talentos em Educação – Câmara Municipal de Santa Maria (2019).
A homenageada é Neiza Leite Veleda. Detentora da cadeira número 23 da Academia Santa-mariense de Letras (ASL). Foi professora universitária e, entre 1963 e 1986, deu aulas no curso de Letras da UFSM. Nascida em Bagé, Neiza chegou à Santa Maria em 1963. Publicou dois livros de poemas, Sob o Céu de Santa Maria e Eu Era Verde. Em 2018, foi a mais votada entre os Destaques da ASL no gênero conto pelo trabalho na última antologia publicada pela academia. Morreu em 2019, aos 100 anos.
A Feira do Livro de Santa Maria ocorre de 1º a 16 de outubro, na Praça Saldanha Marinho, com 30 barracas em nova configuração espacial, respeitando o distanciamento. Em breve o mapa e horários da Feira na praça serão divulgados. A Feira é uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, Universidade Franciscana e 8ª Coordenadoria Regional de Educação.
Pessoas Maravilhosas!!Parabéns Leonardo e Lucas!!
Dona Neiza Leite Veleda era associada da CAPOSM e membro da Diretoria. Era assídua nos cafezinhos Poéticos, Antologias e eventos gerais. Uma pessoa exemplo de perseverança e carinho. Merece todas as homenagens possíveis.