CulturaDestaque

CULTURA. Feira do Livro divulga homenageados da edição 2021, que terá o formato on-line e presencial

Superpremiado Leonardo Brasiliense, com várias obras publicadas, é o Patrono

Leonardo Brasiliense é o Patrono da Feira deste ano. Evento terá atividades presenciais e pela internet (foto Lucinara Zago/Divulgação)

Por Carlos Alberto Badke / Da Assessoria de Imprensa da Feira do Livro

A Comissão Organizadora da Feira do Livro de Santa Maria já escolheu os nomes do Patrono e dos Homenageados da edição 2021, que vai de sexta, dia 1º até sábado, 16 de outubro na Praça Saldanha Marinho e nas redes sociais.

O Patrono é Leonardo Brasiliense. Nascido em São Gabriel em 1972, formou-se em Medicina na Universidade Federal de Santa Maria e trabalha na Receita Federal.

Tem uma vasta produção de livros, muitos detentores de prêmios importantes de literatura: O desejo da Psicanálise (teoria psicanalítica, Sulina, 1999), Meu sonho acaba tarde (contos, WS Editor, 2000), Desatino (contos, Sulina, 2002),  Adeus conto de fadas (minicontos juvenis, 7 Letras, 2006, prêmios Jabuti e Açorianos e selecionado para o Programa Nacional Biblioteca da Escola 2009 e 2013), Olhos de morcego (contos, 7 Letras, 2007),  Whatever (novela juvenil, Artes e Ofícios, 2009, selecionado para o PNBE 2011),  Três dúvidas (novelas, Companhia das Letras, 2010, Prêmio Jabuti),  Sofia e Mônica (novela juvenil, Edelbra, 2014), Corpos sem pressa (minicontos, Casa Verde, 2014, finalista do prêmio Açorianos), Decapitados (novela, Saraiva/Benvirá, 2014), Roupas sujas (romance, Companhia das Letras, 2017, Prêmio Minuano e finalista dos prêmios Jabuti e São Paulo)  e Eu vou matar Maximillian Sheldon (contos, Coralina, 2019). Escreve também roteiros de cinema e TV e, nas horas vagas, dedica-se à fotografia.

Lucas Visentini, que integra a rede municipal de ensino e tem três livros publicados, é o professor homenageado (foto Arquivo Pessoal)

O professor homenageado é Lucas Visentini. Professor da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, onde desenvolve o Projeto Literaturando: literatura, cultura, cidadania e ciência no Ensino Fundamental. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é também escritor, pesquisador e editor.

Publicou os livros Neto e a Boca do Monte (Academia Santa-Mariense de Letras), Da Desfaçatez das Palavras (Editora e Gráfica Caxias), Céu, Sol e Mar: a travessia (Edição do Autor). Recebeu o Prêmio Paulo Freire Talentos em Educação – Câmara Municipal de Santa Maria (2019).

Professora universitária aposentada Neiza Leite Veleda, falecida em 2019, aos 100 anos, é homenageada póstuma (foto Jean Pimentel/divulgação)

A homenageada é Neiza Leite Veleda. Detentora da cadeira número 23 da Academia Santa-mariense de Letras (ASL). Foi professora universitária e, entre 1963 e 1986, deu aulas no curso de Letras da UFSM. Nascida em Bagé, Neiza chegou à Santa Maria em 1963. Publicou dois livros de poemas, Sob o Céu de Santa Maria e Eu Era Verde. Em 2018, foi a mais votada entre os Destaques da ASL no gênero conto pelo trabalho na última antologia publicada pela academia. Morreu em 2019, aos 100 anos.

A Feira do Livro de Santa Maria ocorre de 1º a 16 de outubro, na Praça Saldanha Marinho, com 30 barracas em nova configuração espacial, respeitando o distanciamento. Em breve o mapa e horários da Feira na praça serão divulgados. A Feira é uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, Universidade Franciscana e 8ª Coordenadoria Regional de Educação.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Pessoas Maravilhosas!!Parabéns Leonardo e Lucas!!
    Dona Neiza Leite Veleda era associada da CAPOSM e membro da Diretoria. Era assídua nos cafezinhos Poéticos, Antologias e eventos gerais. Uma pessoa exemplo de perseverança e carinho. Merece todas as homenagens possíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo