Por Maiquel Rosauro
Pinhal Grande, Nova Palma e Faxinal do Soturno alertam suas populações para que não utilizem as águas dos rios para recreação, lazer ou consumo. Os três municípios da Quarta Colônia registram mortandade de peixes.
Uma força-tarefa incluindo Polícia Civil, Brigada Militar, Prefeituras, Inspetorias de Defesa Agropecuária, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e Emater foi criada para investigar as causas.
A maioria dos peixes encontrados mortos possui manchas brancas nas escamas e alguns têm aparência viscosa. Em Nova Palma e Faxinal do Soturno, o problema concentra-se no Rio Soturno. Em Pinhal Grande, a Prefeitura informou que em mais de um rio foram encontradas carcaças de peixes.
O problema não é exclusivo da Quarta Colônia. No dia 13 de agosto, a Prefeitura de São Martinho da Serra, também na Região Central do Estado, comunicou que investiga a morte de peixes no Rio Guassupi:
Confira os informes dos municípios da Quarta Colônia:
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fpinhalgranders%2Fposts%2F3149334548635678&show_text=true&width=500″ width=”500″ height=”790″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowfullscreen=”true” allow=”autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share”></iframe>
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.