DestaqueSegurança

SEGURANÇA. Em um ano de integração das forças policiais, o CIOSP ajuda a reduzir números do crime

Saiba mais sobre o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de SM

Em um ano de integração das forças policiais, Ciosp auxilia na redução da criminalidade em SM (foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

União, inteligência, tecnologia e inovação a serviço da comunidade. Essas são algumas das marcas do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que, neste sábado (14), completa um ano desde que foi apresentado oficialmente e desde que incorporou a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), completando a reunião das forças de polícia em um só local, no antigo prédio da Justiça Militar, na Avenida Nossa Senhora Medianeira, 91. 

“O Ciosp é um orgulho de Santa Maria. Ele é fruto de um esforço da Prefeitura, das forças de segurança e da sociedade civil para melhorar ainda mais a segurança da cidade e do Interior. Nosso objetivo é seguir cada vez mais qualificando e estruturando o Ciosp para que tenhamos ainda mais condições de cuidar da nossa gente”, afirma o prefeito Jorge Pozzobom.

As imagens captadas pelas mais de 870 câmeras monitoradas pelo Ciosp e o trabalho articulado entre os servidores das forças de segurança ampliaram as possibilidades de combate ao crime e a outras irregularidades. De acordo com dados da Polícia Civil, entre 2019 — quando Ciosp deu os primeiros passos — e 2021, houve redução em índices de furtos e roubos no Município. As informações são referentes ao primeiro semestre de cada ano. Veja abaixo. 

NÚMEROS DE OCORRÊNCIAS REGISTRADAS

Roubo a residência

2019 – 25

2020 – 32

2021 – 18

Roubo a pedestre

2019 – 563

2020 – 278

2021 – 198

Furto de veículos 

2019 – 106

2020 – 138

2021 – 88

Roubo a estabelecimento comercial

2019 – 80

2020 – 36

2021 – 27

Além disso, desde a sua criação, o Ciosp já repassou 273 vídeos com imagens de diferentes pontos de Santa Maria para órgãos de segurança. A população também pôde usufruir diretamente desse serviço. Nesse mesmo período, outras 251 solicitações de imagens foram feitas por cidadãos. A solicitação de imagens deve ser feita pelo e-mail [email protected] ou pelo SITE da Prefeitura de Santa Maria

De acordo com o delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz, o trabalho realizado no Ciosp foi determinante para a redução dos índices de criminalidade. Confira a avaliação dele e de outros profissionais da área de segurança pública. 

“Santa Maria está de parabéns. O Ciosp, onde todas as forças estão unidas, integradas, trabalhando sob um mesmo teto, foi a melhor ferramenta tecnológica de segurança colocada à disposição da comunidade santa-mariense. Além de funcionar no campo da prevenção, inibindo condutas ilícitas, o Ciosp é uma ferramenta muito importante para apurar e desvendar práticas criminosas. A partir das imagens captadas pelo monitoramento, foi possível esclarecer uma série de crimes, como homicídios, crimes contra o patrimônio, furtos, roubos. Os setores de investigação das delegacias de polícia se valem rotineiramente da captação de imagens. Índices de Santa Maria, inclusive, estão em queda, como os registros de roubo, roubo a pedestre, roubo a residência, roubo a estabelecimento comercial, enfim. E isso se deve, principalmente, às imagens captadas pelo Ciosp, que, primeiro, são capazes de inibir e, posteriormente, de resolver os crimes.” – Delegado regional Sandro Meinerz, da Polícia Civil

“A participação do Corpo de Bombeiros na gestão dos despachos de emergência junto ao Ciosp trouxe maior agilidade no atendimento das ocorrências, uma vez que a integração dos órgãos de segurança no mesmo ambiente proporciona interação operacional, abreviando eventuais solicitações de apoio às polícias, bem como aos órgãos municipais de gestão de trânsito e guarda patrimonial. Já garantimos a antecipação das guarnições no atendimento de acidentes com vítima e princípios de incêndio, situações que foram registradas pelas câmeras de monitoramento. Isso fez com que o atendimento fosse iniciado antes mesmo da chamada ao telefone de emergência, o 193. Quem ganha com o Corpo de Bombeiros no Ciosp é a comunidade.”  – Tenente-coronel José Carlos Sallet de Almeida e Silva, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM)

“O Ciosp representa o esforço de múltiplos atores que se envolveram e captaram a ideia gigante do que se trata o Ciosp. Poder Público, iniciativa privada e várias entidades buscaram o resultado que, agora, nós temos em Santa Maria. Em relação à atuação da Brigada Militar, o Ciosp é de suma importância. A segurança pública e o policiamento ostensivo em Santa Maria e região têm um divisor de água: é antes e depois do Ciosp. A partir da criação do Ciosp, temos à disposição de Santa Maria ferramentas tecnológicas que são fundamentais para uma boa prestação do serviço público. O trabalho ainda pode ser aprimorado, e a Brigada Militar contribui diariamente para a melhoria e o aperfeiçoamento do Ciosp.” – Tenente-coronel Cleberson Braida Bastianello, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) da Brigada Militar

“O Ciosp nos ajuda na proximidade com as outras forças e na troca de informações, especialmente sobre egressos do sistema prisional; no apoio junto à Polícia Civil nas investigações; e no monitoramento em tempo real das escoltas prisionais extramuros, através do cercamento eletrônico. Sobre as tornozeleiras, podemos fornecer a real localização quando solicitado pelas forças policiais de tal forma que sabemos, via georreferenciamento, quem esteve naquele determinado local, inclusive, com a precisão de informações necessária.” – Delegado regional Anderson Prochnow, da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe)

“O crime não tem fronteiras, muito menos área de atuação. Não podemos ter limites ao combatê-lo. Integrar forças de segurança exige esforço dos servidores. Não é uma ação simples. As decisões precisam ser tomadas de forma ágil e rápida. E, no Ciosp, temos conseguido fazer isso, executando ações de maneira compartilhada de acordo com a necessidade e o grau exigido na solução do problema, seja ele pequeno ou grande, com rapidez no atendimento à população.” – Sandro Nunes, superintendente do Ciosp

“O Ciosp devolveu a dignidade aos servidores da Guarda Municipal, com uma estrutura moderna, refeitório, sala de reunião, banheiros, cozinha. Além disso, conta com equipamentos de última geração que facilitam e agilizam o socorro nas demandas. Com o Ciosp, já foi possível identificar e evitar inúmeros crimes. As câmeras, espalhadas por creches, escolas, unidades de saúde, praças, ruas e avenidas, contribuem muito para o trabalho da Guarda Municipal.” – Santo Cordeiro, superintendente da Guarda Municipal de Santa Maria

A ESTRUTURA

Atualmente, o Ciosp reúne, em uma estrutura moderna — que conta com salas de reunião, computadores e telas que transmitem, em tempo real, as imagens da cidade —, a Guarda Municipal, a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, tanto municipal quanto estadual, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU). Esses são os órgãos que atuam presencialmente no prédio. Logo, eles devem ganhar a companhia do Instituto-Geral de Perícias (IGP), que passará a ter um posto de atendimento no local. Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Receita Federal também trabalham com informações geradas a partir do Centro Integrado. 

Entre os principais propósitos do Ciosp, estão desenvolver ações conjuntas entre os órgãos de segurança, controlar o acesso a Santa Maria por meio do cercamento eletrônico (ou seja, das câmeras), diminuir o tempo de resposta em ações de urgência e emergência e proporcionar uma visão geral do Município e regiões limítrofes. 

Sonho que se tornou realidade

Para que um o conceito de integração entre as forças de segurança saísse do papel, a Prefeitura de Santa Maria liderou a busca por recursos. Nesse processo, o Executivo Municipal contou com a parceria da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), através do Conselho Municipal Pró-Segurança Pública (Consepro), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas), do Ministério Público do Trabalho e dos governos estadual e federal. O investimento para que o antigo prédio da Justiça Militar pudesse servir ao novo propósito girou em torno de R$ 700 mil, entre reformas e aquisição de equipamentos, por exemplo.  

Para o presidente da Cacism e do Consepro, Luiz Fernando Pacheco, o Ciosp veio para impulsionar a tradição de Santa Maria de ter bons índices no que diz respeito à segurança pública. 

“É uma estrutura de primeiro mundo. Não existe mais segurança pública sem integração e inteligência. O Ciosp é moderno e está sendo fundamental nesse trabalho”, analisa Pacheco. 

Já a procuradora Bruna Iensen Desconzi, do Ministério Público do Trabalho, acredita que os investimentos no prédio também trouxeram melhores condições de trabalho para os servidores. O órgão contribuiu com cerca de 95% do valor investido na reforma. 

“O Consepro aplicou muito bem os recursos destinados para a concretização do Centro. Os valores eram oriundos de condenações por dano moral coletivo, bem como de multas por descumprimento de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs). A iniciativa culminou além de um trabalho mais eficiente à população, na melhoria das condições de saúde, higiene e segurança dos trabalhadores”, comenta Bruna. 

Atualmente, o Município investe cerca de R$ 6,4 milhões por ano na manutenção da estrutura do Ciosp. A Brigada Militar e a Polícia Civil também participam do custeio do prédio, arcando com as contas de água e energia elétrica, respectivamente. 

SERVIÇOS PRESTADOS PELO CIOSP

Alertas meteorológicos

Previsão de pontos de possível alagamento e de queda de árvores

Informações sobre áreas que registram alagamentos, árvores caídas, deslizamentos de terra e pessoas desabrigadas (em caso de temporais, por exemplo)

Ações diretas de promoção de segurança pública

Combate a furtos e roubos

Identificação de infratores

Coleta de provas

Análise do modo de operação de indivíduos ou grupos suspeitos de crime

Inibição de depredações, pichações e outros atos de vandalismo em áreas públicas e privadas

Monitoramento de tornozeleiras eletrônicas e acompanhamento de ocorrências que envolvem detentos e egressos do sistema prisional (junto à Susepe)

Controle de trânsito

Acompanhamento em tempo real de vias urbanas e rodovias

Informações para criação de itinerários alternativos para restabelecer o fluxo de trânsito em caso de interrupções 

Identificação de infrações de trânsito

Ações do Corpo de Bombeiros

Localização de hidrantes para reabastecimento dos veículos do Corpo de Bombeiros

Auxílio na análise do local de incêndios ou alagamentos

Ações ambientais

Informações sobre descarte irregular de resíduos

Identificação de infratores 

EQUIPAMENTOS E TECNOLOGIAS DO CIOSP

870 câmeras fixas

26 câmeras móveis com zoom

32 câmeras OCR, que possibilitam edição e pesquisa das informações captadas

Mais de 50 câmeras que transmitem imagens do Cemitério Ecumênico Municipal em tempo real

Viaturas da Guarda Municipal, da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros equipadas com GPS, o que possibilita a localização dos veículos em tempo real

Criação de mosaicos (videowall) através de uma estrutura de 10 metros de comprimento por 3 metros de largura, com 10 telas de 55 polegadas de alta resolução e um sistema integrado por fibra ótica

Capacidade de armazenar (fazer o backup) as imagens

As câmeras captam imagens de locais como praças públicas, ruas, avenidas e travessas, postos de saúde, escolas e a área central da cidade, que concentra um grande número de empresas ligadas ao comércio em geral

CONTATOS PARA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Guarda Municipal – 153

Atendimentos relacionados ao trânsito – 153

Brigada Militar – 190

Corpo de Bombeiros – 193

Polícia Civil – 197

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo