Por Juarez Sant Anna / AL-RS
Ao visitar a Penitenciária Modulada de Ijuí, na quinta-feira (26), o líder da Bancada do Novo, Giuseppe Riesgo, defendeu a importância da ampliação de parcerias com a iniciativa privada para fomentar o trabalho de apenados. Autor do Marco Legal das Parcerias Público-Privadas (PPPs) no sistema prisional, Riesgo já esteve em diversos estabelecimentos para conhecer a realidade carcerária gaúcha.
Na oportunidade, o parlamentar verificou que o presídio estabelece convênios com empresas da região, que oferecem trabalho e renda para os apenados.
“Com as atividades laborais, os presos têm a remissão da pena e são assalariados, além de desenvolverem metas estabelecidas, sendo parte dos recursos revertidos na manutenção da casa prisional. Importante ressaltar o benefício da parceria com a iniciativa privada, bem como a ressocialização que é promovida”, avaliou.
Atualmente, a Penitenciária Modulada de Ijuí conta com aproximadamente 700 apenados. Defensor da implementação de parcerias público-privadas (PPPs) para a construção de novos presídios, Riesgo acredita que esta seja a melhor solução para resolver o déficit carcerário e otimizar o processo de reinserção na sociedade.
Conforme o parlamentar, além combater a superlotação e oferecer melhores condições aos apenados, as PPPs possibilitam a redução dos custos operacionais para o Estado.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.