A chegada da primavera é, para mim, indicador de boas notícias – por Roberto Fantinel
E reflexão também sobre o ‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2021/09/fantinel-1-360x220.jpg)
O colorido das flores espalhadas pelas ruas, praças e pátios traz um sentimento de esperança que, especialmente este ano, precisamos manter vivo.
O setembro amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio e visa conscientizar as pessoas sobre o tema, bem como evitar o seu acontecimento.
A pandemia foi um forte agravante para o aumento dos índices e, embora a esperança se renove a cada dose de vacina aplicada, especialistas afirmam que os transtornos mentais permanecerão como um dos danos colaterais causados pela Covid-19.
Pode parecer bobagem, mas estamos falando sobre a vida. E trago este tema como reflexão, para que juntos possamos entender que a melhor solução pode ser simplesmente o reencontro de cada pessoa consigo mesma. Equilíbrio emocional, saúde mental, motivação, fé, tudo isso leva a uma paz de espírito que aproxima as pessoas, torna os dias mais coloridos e pode se transformar em motivo de muitas boas histórias.
Quem dera o ano todo fosse assim. Florido e feliz! Depressão e ansiedade são doenças que, assim como qualquer outra patologia, precisam de tratamento. Não trago aqui o relato de quem enfrentou algum problema relacionado ao tema, mas vejo o quanto é necessário encontrarmos na humanidade uma coisa chamada empatia. Se colocar no lugar do outro também é receita saudável para encarar dias difíceis.
A depressão e o suicídio não têm mês e nem cor, por isso, desejo que não seja apenas mais uma campanha esquecida quando outubro chegar. Que a esperança – e, sobretudo, a empatia – perdure por todas as estações.
Que possamos ir além do nosso simples eu e nos reencontrarmos com aquilo que há de melhor em nossos corações. Isso é vida!
(*) Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados.
Setembro é um mes propicio para comer côcô de colherinha.