Artigos

A chegada da primavera é, para mim, indicador de boas notícias – por Roberto Fantinel

E reflexão também sobre o ‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio

O colorido das flores espalhadas pelas ruas, praças e pátios traz um sentimento de esperança que, especialmente este ano, precisamos manter vivo.

O setembro amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio e visa conscientizar as pessoas sobre o tema, bem como evitar o seu acontecimento.

A pandemia foi um forte agravante para o aumento dos índices e, embora a esperança se renove a cada dose de vacina aplicada, especialistas afirmam que os transtornos mentais permanecerão como um dos danos colaterais causados pela Covid-19.

Pode parecer bobagem, mas estamos falando sobre a vida. E trago este tema como reflexão, para que juntos possamos entender que a melhor solução pode ser simplesmente o reencontro de cada pessoa consigo mesma. Equilíbrio emocional, saúde mental, motivação, fé, tudo isso leva a uma paz de espírito que aproxima as pessoas, torna os dias mais coloridos e pode se transformar em motivo de muitas boas histórias. 

Quem dera o ano todo fosse assim. Florido e feliz! Depressão e ansiedade são doenças que, assim como qualquer outra patologia, precisam de tratamento.  Não trago aqui o relato de quem enfrentou algum problema relacionado ao tema, mas vejo o quanto é necessário encontrarmos na humanidade uma coisa chamada empatia. Se colocar no lugar do outro também é receita saudável para encarar dias difíceis.

A depressão e o suicídio não têm mês e nem cor, por isso, desejo que não seja apenas mais uma campanha esquecida quando outubro chegar. Que a esperança – e, sobretudo, a empatia – perdure por todas as estações.

Que possamos ir além do nosso simples eu e nos reencontrarmos com aquilo que há de melhor em nossos corações. Isso é vida! 

(*) Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo