Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

Clima. Ufa! Parece que deu para o racionamento

Depois de muito nhenhenhen, ameaça de racionamento de água, e até um certo tom ameaçador das autoridades do saneamento, a chuva dos últimos dias, combinada com algumas obras emergenciais patrocinadas pela corsan, mandou tudo para o espaço.

Foram mais de 40 milímetros de chuva, segundo quem faz esse cálculo em Santa Maria: a Base Aérea e o Departamento de Fitotecnia da UFSM. O quadro deve se manter (e portanto mais água vai se acumular) até esta sexta-feira, de maneira que é possível comemorar.

Por que esse tipo de informação está aqui? Estranhou? Não te apoquenta. É que, em tempos atuais, o clima influencia em muito dois setores prioritários desta (nem sempre) humilde página de internet: a política e a economia. Seja porque a estiagem prolongada provoca danos nem sempre recuperáveis na vida econômica da cidade; seja porque, em função disso, quem tem poder tem as desculpas adequadas para dividir com a sua própria incapacidade de gerir a vida em sociedade.

Confira, a propósito do aumento significativo da precipitação de chuva, a reportagem que Elisa Pereira assina e é publicada na edição desta quinta-feira, do jornal A Razão:

Chuva ameniza estiagem em SM
Somente até o final da tarde de ontem, a precipitação na cidade já ultrapassava 40 milímetros

A chuva que caiu em Santa Maria ontem foi significativa e um alívio para a população que vive ainda um período de estiagem no município. A precipitação iniciou tímida na terça-feira e ontem se intensificou em vários momentos do dia, principalmente à tarde.

Conforme dados do Setor de Meteorologia do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria, das 9h de terça-feira até ontem no mesmo horário a quantidade de chuva que caiu sobre a cidade foi de 27,4 milímetros, volume que subiu para 41,4 milímetros até às 15h.

O Setor de Meteorologia da Base Aérea de Santa Maria, que também faz um acompanhamento diário das precipitações, detectou que ontem até às 17h havia chovido 37 milímetros, volume que somado aos 6 milímetros registrados na terça-feira já totalizava naquele momento 43 milímetros.

O tempo chuvoso deve permanecer até sexta-feira na região, conforme estimativa feita pelo 8º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia que prevê ainda uma onda de frio após o fim das precipitações. Segundo a meteorologista do órgão, Elenir Trindade de Oliveira, do dia 1º deste mês até às 9h de ontem choveu 75,7 milímetros em Santa Maria, volume que corresponde a metade da média registrada em julho nos últimos 30 anos que é de 148,6 milímetros. “Já recebemos os dados referentes a precipitação ocorrida ao longo do dia de hoje (ontem) mas eles só serão computados no boletim da manhã desta quinta-feira”, explica a meteorologista.

Elenir Oliveira explica que a tendência do tempo para todo o Rio Grande do Sul é seguir com chuva até sexta-feira e melhorar a partir de sábado, quando só no Litoral ainda irão ocorrer precipitações. “O sábado em Santa Maria e região já será de tempo bom, com temperaturas na faixa de 1ºC a mínima e 15ºC a máxima. No domingo haverá tempo…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo