CulturaDestaque

CIDADANIA. Mais que arte, Teatro Flexível e a acessibilidade nos palcos e também no cotidiano

Professora e artista Marcia Berselli compartilha as experiências do projeto

Projeto Teatro Flexível, na UFSM, explora a potência dos encontros como uma chave para a acessibilidade (Foto Divulgação)

Por Katiane Campeol / Da Agência de Notícias da UFSM

Como percebemos nossa relação com o espaço e com o outro? As práticas cênicas são um um modo de aprender sobre essas relações e dentro da UFSM existe um projeto que reforça essa aprendizagem, abrindo espaço para um debate fundamental: a acessibilidade. O projeto, chamado Teatro Flexível, faz parte de um programa de extensão que concentra projetos onde são desenvolvidas ações como oficinas de teatro para pessoas com e sem deficiência, oficinas de Contato, Improvisação e oficinas de teatro para a comunidade surda. 

Ele é coordenado pela professora e artista da cena Marcia Berselli. Graduada em Teatro (2012), Mestre (2014) e Doutora (2019) em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a professora possui uma carreira de destaque na área das artes, principalmente temas de: processos de criação, práticas corporais, acessibilidade, cena e deficiência. Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Coordenadora do Programa de Extensão Práticas Cênicas, Escola e Acessibilidade (CAL/UFSM).

Qual o principal objetivo do projeto Teatro flexível?

O Teatro Flexível é um grupo de pesquisa vinculado à UFSM (Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade). Dentre os projetos vinculados ao grupo de pesquisa, há aqueles de extensão e os de pesquisa. O centro de gravidade desses projetos são a investigação e proposição de práticas cênicas acessíveis. Assim, há o desenvolvimento de oficinas (oficinas de teatro para grupo híbrido, formado por pessoas com e sem deficiência; e oficinas de teatro para pessoas surdas, em aulas ministradas em Libras), além de pesquisas que analisam as práticas e propostas desenvolvidas nas oficinas, bem como analisam espetáculos de grupos formados por artistas com e sem deficiência. Há, também, o foco no desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis, em que apresentamos propostas já desenvolvidas pelo grupo.

Marcia Berselli é Doutora em Artes Cênicas, artista e pesquisadora (Foto Divulgação)

O que faz com que o processo de criação cênica seja acessível e representativo?

Acredito que o principal fator seja atitudinal. A acessibilidade atitudinal é um dos fatores-chave, pois ela faz referência ao modo como nos relacionamos com as pessoas. Uma atitude de abertura, com o reconhecimento de estigmas e estereótipos muitas vezes vinculados à deficiência é um movimento importante para a ampliação da acessibilidade. A atitude discriminatória é a principal barreira, pois ela incapacita a participação das pessoas. A perspectiva biomédica sobre a deficiência ainda é predominante em nossa sociedade, e ela aponta a deficiência como uma falha, um problema a ser corrigido. A abordagem biomédica vai vincular a deficiência à ideia de superação, de incapacidade. Já a abordagem social da deficiência muda as lentes, e indica que o problema está no ambiente, nas interações com os aspectos externos, e não mais na pessoa. Por exemplo, uma pessoa usuária de cadeira de rodas vai encontrar um problema se for acessar um prédio e ele não contar com rampas ou elevador (como é o caso do Centro de Artes e Letras da UFSM, por exemplo), ou se de início, em uma interação social, for infantilizada por ser uma pessoa com deficiência (como nos casos em que as pessoas falam com as pessoas com deficiência usando palavras no diminutivo). Ou seja, no modelo social da deficiência a sociedade tem responsabilidade nos problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência. É nessa perspectiva que operamos no grupo, reconhecendo que são as práticas que precisam ser revistas, e não as pessoas que têm que se adaptar às práticas.

As atividades desenvolvidas pelo projeto ocorrem com alunos com e sem deficiência. Perceber o modo de se relacionar em palco dos participantes no desenvolvimento das atividades pode ser uma forma de auxiliar em uma inclusão social efetiva?

Sim, certamente. A relação é um aspecto muito importante da acessibilidade, pois, como falei, há a perspectiva da atitude. Ao me colocar em relação com outras pessoas eu tenho a oportunidade de conhecer mais a mim e conhecer mais ao e à outra. É uma troca. Os estigmas relacionados à deficiência se fortalecem na sociedade, também, por conta da ausência de contato, de espaços partilhados. E a cena é um ótimo espaço de partilha. No entanto, é preciso reconhecer a atitude que ampara essa presença em cena, ela tem que se efetivar como espaço de pertencimento, e não em uma perspectiva colonizadora de “ceder” lugar. Ainda há a visão dominante de “normalidade” e de um corpo que se espera ver em cena. Essa modificação exige um processo, que passa por questionar a ideologia dominante do hábil ou habilitado.

E a interaçãoo contato promovido pelo teatro, nos provoca a questionar essas lógicas e a própria dicotomia normal x anormal é questionada. Normal segundo quem? Normal para quem, segundo que métrica? Várias diferenças que escapam da “norma” sofrem prejuízos na sociedade, e passar a se dar conta disso promove mudanças atitudinais importantes.

O que torna um projeto como o Teatro Flexível tão importante tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral?

Penso que podemos contribuir para o debate sobre acessibilidade, num movimento de ampliar a participação de pessoas com deficiência em atividades artísticas e, também, de ampliar os debates que podem ser promovidos por essa presença. Outra perspectiva é o estudo sobre abordagens que possam ser menos restritivas, isso em relação ao ensino de teatro também. Esse é um ponto que ainda precisa avançar bastante, e penso que o grupo, com seus estudos aliados às práticas, tenta contribuir a partir da investigação e compartilhamento sobre práticas, propostas, procedimentos e estratégias. O grupo de pesquisa não pretende oferecer nenhuma receita sobre acessibilidade, mas fornecer algumas pistas e contribuir com os debates…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo