DestaqueEconomiaSanta Maria

CIDADE. Como você imagina o Centro Histórico no futuro? Pergunta que a população pode responder

Urnas em 19 locais colhem a opinião dos cidadãos sobre o “Distrito Criativo”

Comunidade pode contribuir com proposta para impulsionar a economia e a cultura da região histórica (Foto Alex Caceres/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A comunidade Santa Maria tem mais uma oportunidade para contribuir na elaboração da proposta do Distrito Criativo, que pretende impulsionar, de forma sustentável, a economia e a cultura de um dos locais mais simbólicos do Município.

A Prefeitura de Santa Maria, por meio do Gabinete do Vice-prefeito, distribuiu urnas para 19 pontos do Centro Histórico Ferroviário e adjacências (veja a lista abaixo). A maioria é de estabelecimentos comerciais, com intensa circulação de pessoas. A população, não só dessa região, mas de toda a cidade pode depositar nas urnas sugestões que respondam a pergunta “Como você imagina o Centro Histórico no futuro?”. 

Os locais onde as urnas estão colocadas foram escolhidos a partir dos workshops de levantamentos de desafios, realizados ao longo das últimas semanas. Neles, moradores e empresários se disponibilizaram a ser “embaixadores” do Distrito Criativo e receber as urnas nos estabelecimentos. As urnas ficarão disponíveis pelo menos até o final de setembro. Na sede do Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, 2.277), a urna está disponível no hall do primeiro andar.

“As urnas são uma nova possibilidade de a população interessada se manifestar, trazendo a sua contribuição. Nós tivemos três workshops presenciais, dois workshops virtuais e ainda tem mais um a ser realizado. Agora, temos as urnas. Além disso, há um questionário online disponível nas redes sociais e no site da Prefeitura. Então, nós vamos ter um material riquíssimo para começar o nosso trabalho após ter ouvido muitas pessoas, com as suas sugestões e críticas. Será um ótimo suporte para elaborarmos o Plano de Ação do Distrito Criativo”, afirma o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

questionário mencionado por Decimo está disponível no site da Prefeitura de Santa Maria desde 1º de setembro. Ainda está previsto mais um workshop online para levantamento de desafios relativos ao Distrito Criativo. Será em 23 de setembro, às 10h, para convidados. Depois, terá início a fase de ideação, isto é, o período para o apontamento de soluções aos desafios levantados. 

Veja, também abaixo, algumas das ações já realizadas no processo de elaboração do que será o Plano de Ação do Distrito Criativo, iniciativa que faz parte do Desenvolvimento da Economia Criativa de Santa Maria – CRIA SANTA MARIA. 

ONDE VOCÊ PODE DEPOSITAR SUA SUGESTÃO PARA A PROPOSTA DO DISTRITO CRIATIVO?

Antiquário Bric (Avenida Rio Branco, 532)

Café Belga (Avenida Rio Branco, 221)

Casa Jacob (Avenida Rio Branco, 155)

Colégio Manoel Ribas, o Maneco (Rua José do Patrocínio, 85)

Diferencial (Rua Silva Jardim, 1.781, esquina com a Avenida Rio Branco)

Fisma (Rua José do Patrocínio, 26)

Hotel Dom Rafael Executivo (Rua Coronel Ernesto Becker, 1939)

Igreja Mundial (Rua Silva Jardim, esquina com a Rua Vale Machado) 

Jumper – Vila Belga (Rua André Marquês, 64)

Kipão (Avenida Rio Branco, 922)

Paradão Bom Sabor (Próximo ao Paradão, na Avenida Rio Branco)

Prefeitura de Santa Maria – 1º andar do Centro Administrativo (Rua Venâncio Aires, 2.277)

Rei do Pancho (Avenida Rio Branco, 820)

Redevis (Avenida Rio Branco, 755)

Sabor Caseiro (Próximo ao Paradão, na Avenida Rio Branco)

Secretaria Municipal de Cultura (Ao lado do Hotel Itaimbé, na Rua Venâncio Aires)

Sicredi (Avenida Rio Brando, 809)

Theatro Treze de Maio (Praça Saldanha Marinho)

UFN – Entrada do Salão de Atos do Conjunto 3 (Rua Silva Jardim)

ENTENDA O QUE JÁ FOI FEITO ATÉ AGORA SOBRE O DISTRITO CRIATIVO 

17 de agosto de 2021 – Prefeitura apresenta a proposta do Distrito Criativo. ( Clique aqui e saiba mais)

18 e 19 de agosto de 2021 – São realizados os primeiros workshops (oficinas) sobre a proposta (Clique aqui e saiba mais)

19 de agosto – Prefeitura reúne dezenas de moradores no Colégio Manoel Ribas para workshops presenciais para ouvir a população (Clique aqui e saiba mais)

1º de setembro – Questionário online é lançado como mais uma forma de a comunidade dar sugestões que servirão para a construção (Clique aqui e saiba mais)

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Cortinas de fumaça municipais. Anuncios e debates. Noutro dia fila interminavel na repescagem da vacina no Centro Social Urbano (cujas modestas instalações não fazem justiça ao nome pomposo, sem falar nas ruas esburacadas ao redor). Distribuidas 300 fichas, dispensadas parte das pessoas. Que perderam tempo e horas de trabalho para ir la. Tempos depois distribruem mais 100 fichas; quem chegou atrasado foi beneficiado. Dia seguinte outra fila vultosa. Gente que perdeu a data, gente com sintomas de gripe, gente que teve que viajar, gente com parente doente no hospital.
    Comentario por lá, Cladistone, o Indigesto, esteve na vacinação nas Dores e não perdeu oportunidade, fez discurso politico. Agora pesteou-se de novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo