CulturaDestaque

CIDADE. Prefeitura divulga o resultado da eleição para o Conselho Municipal de Política Cultural de SM

Confira a lista completa dos conselheiros eleitos e seus respectivos suplentes

Entre os conselheiros eleitos estão Maria Rita Py Dutra/Cultura Afro-brasileira e Sérgio Marques/Cultura Popular (Fotos Reprodução)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, divulga, nesta sexta-feira (10), o resultado das eleições para o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), que escolheu os titulares e suplentes para a gestão 2021-2023 (confira lista completa no final do texto). No total, 260 pessoas aptas a votarem comparecerem para escolher os representantes em até 20 segmentos culturais.

O superintendente de Cultura, Cássio Corbelini, avalia que este pleito teve avanços e também mais votantes que as eleições de 2019. Apesar dos pontos positivos, ele acredita que uma reflexão também é válida em prol de melhorar o sistema eleitoral do CMPC, como mais participação de pessoas de segmentos que não apresentaram candidatos.

 “O dado positivo é que, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas na execução, tanto nas pré-conferências, conferência e pleito eleitoral, em razão da pandemia, o número total de eleitores foi de 260, superior ao da eleição do ano de 2019, que foi de 210 votantes. O ponto que merece reflexão é que, assim como na eleição anterior, muitos segmentos da sociedade civil estiverem ausentes: Artesanato, Circo, Cultura Indígena e Moda. Isso merece uma discussão aprofundada, com a sociedade civil, referente a possibilidade de revermos a configuração da estrutura do Conselho Municipal de Política Cultural, pois esta situação, compromete a atuação do próprio Conselho”, comenta Corbelini.

A presidente do CMPC, Aline Suze, acredita que o Conselho ganha cada vez mais visibilidade e reconhecimento.

“As eleições deste ano refletiram o trabalho realizado pelos segmentos e mostra que a sociedade está voltando seus olhos para este espaço de representatividade, bem como compreendendo a importância do Conselho Municipal de Política Cultural no cenário e nas ações das políticas culturais de Santa Maria”, destaca Aline.

O pleito ocorreu nos dias 1º, 2, 3, 8 e 9 de setembro, com urna aberta na sede Secretaria de Cultura.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo